Quarta-feira, 14 de Maio de 2025

Home Mundo Líderes mundiais lamentam morte de Mujica após batalha contra um câncer: “Sentiremos sua falta”

Compartilhe esta notícia:

Políticos de todo o mundo lamentaram a morte de José “Pepe” Mujica nesta terça-feira (13), aos 89 anos. O ex-presidente do Uruguai lutava contra um câncer no esôfago. O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, foi um dos primeiros a prestar homenagem ao amigo.

“É com profundo pesar que comunico o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido amigo. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu em seu perfil no X, o antigo Twitter.

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que os “ensinamentos” de Mujica permanecerão por todo o sempre.

“Estamos profundamente tristes com o falecimento do meu irmão Pepe Mujica. Lembro-me sempre dos seus conselhos cheios de experiência e sabedoria. Ele era um fervoroso defensor da integração e da Grande Pátria. Seus ensinamentos e seu grande exemplo permanecem. Estendo minhas condolências à família, aos colegas ativistas e ao povo uruguaio. Toda a América Latina está de luto”, disse.

Na última segunda-feira (12), a esposa do líder político uruguaio, Lucía Topolansky, anunciou que ele estava em estado terminal e sob cuidados paliativos. De acordo com a senadora, os médicos estavam tentando “fazer isso acontecer da melhor forma possível”, mantendo-o sem dor, capaz de dormir e sem ansiedade.

“Um mundo melhor. Foi nisso que Pepe Mujica acreditou, lutou e viveu. A política faz sentido quando é vivida assim, com o coração. Meu mais profundo carinho à sua família e ao Uruguai. Eterno, Mujica”, comentou Pedro Sánchez, presidente da Espanha.

Nascido em 20 de maio de 1935, em Montevidéu, Pepe integrou o Movimento de Liberação Nacional – Tupamaros. O grupo guerrilheiro atuava em assaltos a bancos, distribuindo dinheiro para a população pobre da capital uruguaia.

“Pepe Mujica, o grande revolucionário, presidente do Uruguai, morreu. Adeus amigo. Espero que um dia a América Latina tenha um hino, espero que um dia a América do Sul se chame: Amazônia”, disse Gustavo Petro, presidente da Colômbia.

Um dos grandes líderes políticos da América do Sul, Mujica foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015. Após deixar o cargo, ele se tornou senador, posto que ocupou até 2018. Antes, também foi ministro da Agricultura.

Ao lado de sua mulher, Lucía Topolansky, Mujica chamou atenção como um chefe de Estado de vida simples, que morava em uma casa simples de sítio nos arredores da capital e dirigia seu próprio Fusca ano 1987 diariamente até a sede do Executivo, na Praça Independência.

Voltou ao Senado após deixar a Presidência, até entregar o cargo, em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, por motivos de saúde. Mujica passou os últimos anos de sua vida cuidando de sua horta. Acredita-se que ele doava 90% de seu salário como ex-presidente para projetos de combate à pobreza.

Durante a maior parte da vida, ele se declarou ateu. Em uma entrevista em 2012, ele sintetizou sua crença: “Não tenho religião, mas sou quase panteísta: admiro a natureza”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Quem era Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai que morreu aos 89 anos
Governo Lula lamenta morte de Pepe Mujica: “Grande amigo do Brasil“
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada