Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 31 de julho de 2025
A Seleção Brasileira masculina de vôlei conheceu nesta quinta-feira (31) o seu adversário na semifinal da Liga das Nações (VNL). Vai ser a Polônia, que derrotou o Japão por 3 sets a 0 (25/23, 26/24 e 25/12), em Ningbo, na China. O duelo valendo vaga na decisão da VNL será realizado no próximo sábado, às 8h (de Brasília).
Na outra semifinal, a Itália medirá forças com a surpresa Eslovênia, que eliminou nesta quinta a França, atual bicampeã olímpica, por 3 sets a 1 (25/22, 15/25, 25/19 e 25/18).
Treinado por Bernardinho, o Brasil está de volta à semifinal da Liga das Nações Masculina depois de três edições sem conseguir passar das quartas. Na fase de classificação desta VNL, a equipe nacional derrotou a Polônia por 3 sets a 1, em Chicago, nos Estados Unidos. Foi após esse triunfo que a seleção assumiu a dianteira da competição e não saiu mais, até o mata-mata.
O confronto carrega um histórico de rivalidade acirrada. Em 2021, os brasileiros conquistaram o título da VNL ao vencer os poloneses na final por 3 sets a 1 — sua única medalha de ouro na competição. No entanto, na edição passada, a Polônia eliminou o Brasil nas quartas por 3 sets a 2.
Mesmo com um retrospecto equilibrado (seis vitórias da Polônia contra quatro do Brasil nos últimos dez jogos), o time comandado por Bernardinho demonstra consistência e amadurecimento técnico, mirando novamente o topo do pódio.
Antes do duelo decisivo, outra semifinal será disputada entre Itália e Eslovênia, na madrugada de sábado. Os italianos eliminaram Cuba por 3 a 1.