Segunda-feira, 05 de Outubro de 2026

Home Rio Grande do Sul Locais de votação em 19 cidades gaúchas enfrentaram transtornos devido às chuvas

Compartilhe esta notícia:

Para irem às urnas nesse domingo (4), habitantes de 19 municípios em diferentes regiões gaúchas enfrentaram transtornos causados pelas chuvas em excesso nos últimos dias. Os problemas incluírem alagamentos e falta de luz. Nos locais onde houve comprometimento do local de votação, a Justiça Eleitoral avaliou cada caso, providenciando eventuais remanejamentos de seções – não foram divulgados os pontos onde a medida foi adotada.

Como as urnas eletrônicas dispõem de bateria com até 12 horas de autonomia, a Justiça Eleitoral disponibiliza uma bateria extra por seção. Há também equipamentos de reserva, para eventuais substituições. Isso evitou o deslocamento de salas de votação e outras complicações – houve reclamações, porém, relacionadas a demoras e filas.

Antes da abertura das seções, quase 250 locais de votação já haviam sido alterados no Estado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esclareceu que nem todos os incidentes foram associados às chuvas da madrugada desse domingo

Em Três Palmeiras (Região Norte), onde a votação transcorreu normalmente apesar de um apagão desde a madrugada, causado por temporal com fortes ventos. Ao menos 14 sessões permenceram sem luz durante a manhã, exigindo o fornecimento de baterias adicionais.

Já em Rio Grande (Litoral Sul), os estragos causados por vendaval em 21 de setembro mantinham interditada a Escola da Guarda da Marinha. Com mais de 1,2 mil eleitores, as quatro seções do prédio foram transferidas para o  campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no Centro – muitos não sabiam da mudança e acabaram se dirigindo ao loca errado.

Em Nova Santa Rita (Região Metropolitana de Porto Alegre), os danos tamém provocados em 21 de setembro exigiram o deslocamento das seis seções eleitorais da Escola Municipal Tiradentes, que passaram à Escola Professora Janaína Pereira, no bairro Caju.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul ainda tem quatro rios acima da cota de transbordamento
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News