Quarta-feira, 07 de Outubro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 7 de outubro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender o fim da escala de trabalho 6×1 e afirmou que quer ver a redução da jornada “sair do papel”. Segundo ele, a votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) é o “primeiro teste” para que o PL – partido de Flávio Bolsonaro – diga “o que quer desse País”.
“Já Flávio Bolsonaro é contra. Para ele, quem trabalhar menos tem que ganhar menos. Queria ver ele explicar para uma mãe de família qual conta ela deixa de pagar para poder descansar. A comida? A luz? O aluguel? Quem vive de salário sabe que isso não é escolha”, disse Lula na terça-feira (6). Ele e Flávio disputarão o segundo turno das eleições presidenciais no dia 25 deste mês.
Em publicação nas redes sociais, Lula defendeu uma jornada de cinco dias de trabalho e dois dias de descanso por semana, sem redução salarial. “Na hora que o Senado começa a votar, a máscara vai começar a cair. A gente vai ver quem, efetivamente, quer que o povo tenha uma vida mais digna, que descanse mais, que possa cuidar mais da família, ou se vai estabelecer essa jornada em que as pessoas só têm um dia para descansar”, afirmou.
A proposta em discussão no Congresso Nacional estabelece jornada máxima de 40 horas semanais, divididas em cinco dias de trabalho e dois de descanso, sem redução salarial. A proposta começou a ser discutida na terça pelo plenário do Senado.
O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e ainda precisa passar por dois turnos de votação no plenário da Casa.