Terça-feira, 14 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 30 de julho de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que tem tentado contato com o seu colega dos Estados Unidos, Donald Trump, mas, segundo o petista, “ninguém quer conversar”.
“O que está nos impedindo é que ninguém quer conversar. Eu pedi para fazer contato”, disse o petista em entrevista ao jornal The New York Times publicada nesta quarta-feira (30).
“Eu designei meu vice-presidente, meu ministro da Agricultura, meu ministro da Economia, para que todos conversem com seus equivalentes nos EUA para entender qual é a possibilidade de conversa. Até agora, não foi possível”, prosseguiu o petista.
O tarifaço anunciado por Trump para os produtos brasileiros começa a valer nesta sexta-feira (1º), se nada mudar.
Na entrevista, Lula reiterou também que não pretende conduzir as negociações sobre o tarifaço como um “país pequeno contra um país grande”.
“Nas negociações políticas entre dois países, a vontade de nenhum deve prevalecer. Nós sempre precisamos encontrar um meio termo. Isso não é alcançado ‘estufando o peito’ e gritando coisas que você não pode entregar, nem abaixando a cabeça e simplesmente dizendo ‘amém’ a qualquer coisa que os Estados Unidos quiserem”, declarou.