Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 11 de fevereiro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 80 anos, passou por uma cauterização para remover um acúmulo de pele no topo da cabeça. O petista apareceu com uma mancha preta devido à queimadura decorrente do procedimento durante evento no Palácio do Planalto nessa quarta-feira (11).
Lula tinha queratose no couro cabeludo e um acúmulo de pele na região. O procedimento, que durou pouco mais de um minuto, foi feito na noite de domingo (8), em São Paulo.
Desde então, Lula cumpriu agenda no Estado fazendo uso de um chapéu. A realização do procedimento só foi informada pela Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) nessa quarta.
A queratose é um problema de pele que costuma ser causada por excesso de exposição ao sol. O procedimento de remoção ocorreu enquanto o presidente ainda se recupera da cirurgia de catarata pela qual passou no fim de janeiro.
Tipos
A queratose é considerada uma alteração da camada mais superficial da pele (camada córnea), com hipertrofia e aspecto escamoso ou verrucoso. Há três tipos da condição: a queratose actínica, a seborreica e a folicular.
A actínica surge normalmente em áreas expostas ao sol como face, orelhas, couro cabeludo em calvos, colo, dorso das mãos e antebraços. Quando localizada nos lábios se denominam queilite actínica.
Já a seborreica se trata de uma alteração cutânea não maligna, normalmente de formato circular ou assimétrico, com tonalidade que varia do castanho ao marrom-escuro ou preto e superfície de aspecto verrucoso. Surge com maior frequência na face e no tronco, podendo aumentar de tamanho e tornar-se mais saliente. Em geral, está associada a fatores genéticos.
Por fim, a folicular manifesta-se por meio de pequenas máculas avermelhadas ou esbranquiçadas, observadas sobretudo nos braços, pernas, nádegas e bochechas, decorrentes do acúmulo de queratina nos folículos pilosos.
A pele adquire uma textura áspera e seca. Pode ocorrer em qualquer fototipo, embora seja mais frequente em indivíduos com dermatite atópica. Costuma atenuar-se com o passar dos anos, havendo indícios de predisposição genética.
Lula tem 80 anos e teve duas passagens relevantes pelo hospital no atual governo: operou uma artrose no final de 2023 e, no fim de 2024, foi internado às pressas por causa de um sangramento intracraniano.
Nos próximos dias, Lula terá uma agenda intensa por conta dos compromissos de carnaval. A perspectiva é de que o presidente vá a Recife (PE) no sábado (14) pela manhã e siga para Salvador (BA) na parte da tarde.
No domingo (15), ele deverá acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que faz enredo em sua homenagem neste ano. (Com informações da Folha de S.Paulo e da CNN Brasil)