Sexta-feira, 17 de Outubro de 2025

Home em foco Lula definirá sobre troca da ministra do Turismo após viagem à Europa; mudança na pasta da Saúde está descartada

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve deixar a decisão de demitir a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, para depois da viagem que vai fazer à Europa, na semana que vem. A saída dela já é ponto pacífico dentro do governo, mas o chefe do Executivo tem adiado a definição devido à relação de proximidade que tem com a ministra.

Uma troca na pasta da Saúde, comandada por Nísia Trindade, está descartada. Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, “não existe nenhuma chance” de Nísia deixar o cargo.

Lula embarca para o continente europeu nesta terça-feira (20) e vai passar pela Itália e pela França. Ele vai se encontrar com o papa Francisco, no Vaticano, e depois deve participar de um evento em Paris organizado pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O mandatário brasileiro fica na Europa até sexta (23).

Conforme ministros do governo, nenhuma decisão sobre o futuro de Daniela será anunciada antes da viagem. De todo modo, a ministra já começou a se despedir do governo. Na última quinta (15), durante uma reunião de Lula com todos os ministros, ela apresentou um vídeo com as ações implementadas pela pasta desde que assumiu o Turismo, no início do ano.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que a possível demissão de Daniela é algo “absolutamente natural” e que o governo analisa o pedido do União Brasil, o partido dela, para indicar um novo nome para a pasta.

“Está em debate um pedido de reformulação dos seus ministros, então nós vamos continuar discutindo. Vamos programar nos próximos dias, ouvir dos dirigentes do União Brasil qual a proposta que eles apresentam em relação a isso. É absolutamente natural que esse debate possa acontecer, sobretudo com ministros que são indicados por partidos”, afirmou.

O União Brasil aguarda a mudança desde que Daniela anunciou, em abril, que deixaria a legenda e, ao longo do mês passado, deu recados a Lula de que a troca seria necessária caso o presidente quisesse contar com os votos do partido no Congresso. Em votações de temas delicados para o governo, como a de um projeto que anulou as alterações promovidas pelo chefe do Executivo no Marco do Saneamento Básico, o União Brasil votou em peso contra o Palácio do Planalto.

Na última terça (13), Padilha participou de um jantar com deputados do União Brasil. O evento praticamente selou a troca. O substituto deve ser o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA), que tem o apoio da maioria da bancada para chefiar o Ministério do Turismo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Governo espera aprovação com folga de Cristiano Zanin como ministro do Supremo
Lula manda avisar ao Centrão que “de jeito nenhum” tira Nísia Trindade do Ministério da Saúde
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde