Quarta-feira, 06 de Maio de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 6 de maio de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na tarde desta quarta-feira (6) para os Estados Unidos, onde terá uma reunião bilateral com o presidente Donald Trump. A viagem ocorre em um momento delicado da política internacional e é vista como uma tentativa de reabrir canais de diálogo, com uma agenda que reúne interesses diplomáticos, econômicos e estratégicos. Cinco ministros e o diretor-geral da Polícia Federal integram a comitiva brasileira:
* Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
* Dario Durigan, ministério da Fazenda;
* Márcio Rosa, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;
* Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia;
* Wellington César Lima e Silva, ministro da Justiça e Segurança Pública;
* Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal.
O grupo que viaja aos EUA foi montado com foco em temas sensíveis da agenda bilateral, como comércio, terras raras, combate ao crime organizado, conflitos internacionais, a investigação americana sobre o PIX e o cenário eleitoral brasileiro. Também fazem parte da delegação integrantes das equipes econômica e diplomática, além de auxiliares diretos do Palácio do Planalto, que devem acompanhar as discussões e prestar suporte técnico durante as reuniões.
O encontro entre Lula e Trump ocorre sem o status de visita de Estado, sendo classificado como uma reunião de trabalho. A viagem a Washington vinha sendo articulada desde março, mas acabou adiada em meio à escalada da guerra no Oriente Médio e com o envolvimento dos Estados Unidos no conflito. Esse é o terceiro contato pessoal entre Trump e o presidente brasileiro, desde que Lula assumiu o mandato.
O primeiro encontro foi em 2025 na Malásia durante uma Cúpula da ASEAN. O segundo, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre anualmente em Nova York, nos Estados Unidos. Lula e Trump conversaram por telefone na última sexta (1º). A conversa durou cerca de 40 minutos, de acordo com fontes do governo brasileiro.
De acordo com relatos, Trump adotou um tom amistoso ao longo da conversa. Ele teria dito que admira a trajetória política de Lula e comentou que pesquisou sobre a vida do presidente brasileiro. Lula, por sua vez, afirmou que queria tratar dos interesses do Brasil e dos Estados Unidos, incluindo temas relacionados a conflitos internacionais e ao papel da Organização das Nações Unidas (ONU). Trump respondeu dizendo que tem interesse em ouvir as opiniões de Lula sobre esses assuntos.
Ao se despedir, ainda segundo fontes que acompanharam o relato da conversa, Trump encerrou o telefonema de forma informal, mandando um “I love you”, que significa “eu te amo” em inglês, ao presidente brasileiro.