Domingo, 12 de Outubro de 2025

Home Política Lula delega à ministra Margareth Menezes chefia de missão oficial na África

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva delegou à ministra da Cultura, Margareth Menezes, a responsabilidade de liderar uma importante missão do governo brasileiro ao Benin, na África, com o objetivo de reforçar os laços culturais e promover a cooperação entre os dois países. Esta missão tem grande relevância no contexto das políticas externas do Brasil, com foco na promoção da cultura, no fortalecimento da infraestrutura e no incentivo ao intercâmbio esportivo entre as nações.

Nesta quarta-feira (8), Margareth embarcará para o Benin, onde visitará as cidades de Cotonou e Uidá. Durante sua estadia, ela terá uma série de encontros com autoridades locais, com destaque para a participação no Festival das Culturas Ancestrais, um evento de grande importância para a celebração das tradições culturais africanas.

A ministra estará acompanhada por uma delegação que inclui membros de diversas entidades governamentais e culturais brasileiras, como o Ministério da Cultura, a Fundação Cultural Palmares, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Igualdade Racial, a Embratur, além de representantes do governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador.

Uma das principais agendas da missão será a instalação do Comitê de Implementação dos Acordos Culturais, que contará com a presença do ministro da Cultura do Benin. Este comitê terá a missão de acompanhar o desenvolvimento das iniciativas conjuntas entre os dois países, com foco na promoção e valorização de suas culturas

. Este passo é uma continuidade das negociações que começaram a ser formalizadas no ano passado, quando, em maio, o presidente Lula recebeu o presidente do Benin, Patrice Talon, no Palácio do Planalto. Na ocasião, foi assinado um acordo entre os ministérios da Cultura dos dois países com o objetivo de aprofundar e ampliar as áreas de cooperação cultural.

O foco da missão está em áreas como a preservação e promoção do patrimônio cultural, o desenvolvimento de programas de intercâmbio artístico e cultural, e a implementação de políticas públicas voltadas à valorização das culturas afro-brasileira e africana. Além disso, há um grande interesse na cooperação em infraestrutura e esporte, que têm potencial para estreitar ainda mais as relações entre o Brasil e o Benin, trazendo benefícios mútuos para ambos os países.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Lideranças do PT ignoram posse de prefeita da 2ª maior cidade governada pelo partido
Lula anuncia demissão de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação da Presidência
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News