Sábado, 31 de Janeiro de 2026

Home Política Lula deve comparecer à abertura do Judiciário em primeira agenda após cirurgia de catarata

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar nesta segunda-feira (2) do evento de reabertura do Judiciário no STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília. Esta é sua primeira agenda após a realização de uma cirurgia de catarata no olho esquerdo.

Lula passou por uma cirurgia na manhã de sexta-feira (30) num hospital em Brasília e, segundo o Palácio do Planalto, o procedimento ocorreu sem “intercorrências”. Ele teve alta no mesmo dia e seguiu para a Granja do Torto, onde passa o final de semana. Em nota divulgada na própria sexta-feira, o Planalto já havia indicado que o presidente deveria retornar às atividades de rotina na segunda.

O presidente já havia passado por uma cirurgia de catarata em outubro de 2020. Na época, o petista interrompeu a sua atuação como cabo eleitoral da disputa municipal que estava em andamento.

A sessão solene no STF desta segunda deve reunir representantes dos três Poderes, assim como em anos anteriores. No mesmo dia, ocorre a abertura do ano Legislativo, com cerimônia no Congresso. Nesse caso, no entanto, o petista não deve comparecer, mas enviar representantes do Planalto para acompanhar a sessão e entregar a mensagem do Executivo a ser lida durante o ato.

A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) divulgou também outros eventos que estão na agenda do petista da próxima semana. Na quinta-feira, está prevista a realização de um ato que marca o lançamento do pacto dos Três Poderes voltado ao enfrentamento do feminicídio, com a participação de representantes do Judiciário, do Executivo e do Congresso Nacional, além de movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

O tema do combate à violência contra as mulheres deverá ser explorado na campanha pela reeleição. Um dos desafios do Planalto, no entanto, é discutir o assunto num momento em que o Brasil registrou novo recorde de casos. Além da cerimônia, a Secom deverá divulgar peça publicitária em cadeia de rádio e televisão.

Além desses compromissos, Lula deve viajar a Salvador, na Bahia, para participar de agendas do Ministério da Saúde. O objetivo é entregar ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e equipamentos para unidades de saúde, além de visitar um hospital para entregar equipamentos de cirurgia geral, no âmbito do programa Agora Tem Especialistas. (Com informações de O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Governo Trump terá segundo “shutdown” em três meses após impasse com oposição
Lula deve comparecer à abertura do Judiciário em primeira agenda após cirurgia de catarata
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Conexão Pampa