Terça-feira, 26 de Agosto de 2025

Home Política Lula diz que ministro que não defender governo pode pedir para sair

Compartilhe esta notícia:

Em recado aos representantes do Centrão no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a seus ministros na reunião desta terça-feira (26) que quem não se sentisse à vontade para defender a gestão publicamente poderia pedir para sair.

Pela primeira vez, Lula também afirmou publicamente que espera ter como principal adversário na disputa pelo Palácio do Planalto no ano que vem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e não um integrante da família Bolsonaro.

A avaliação na reunião ministerial ocorre um dia após o evento de aniversário do partido de Tarcísio. Na ocasião, o presidente da sigla, o deputado Marcos Pereira (SP), fez um aceno público à possibilidade de o governador paulista disputar o Planalto. Tarcísio, por sua vez, evitou citar a eleição, mas falou sobre “derrotar o improvável”.

Além disso, Lula citou o presidente do PP, Ciro Nogueira, oposicionista e apoiador de Jair Bolsonaro. Lula reclamou do que chamou de movimentação do dirigente partidário para ser candidato a vice de Tarcísio. Ao falar sobre o tema, o presidente também se queixou do presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e disse aos ministros que não gosta dele.

Nesta terça, Lula disse que todos os ministros devem estar a par das entregas do governo como um todo, não apenas de suas áreas. O petista se queixou de que as legendas do Centrão fazem eventos em que as críticas ao governo são constantes e que os ministros desses partidos não fazem nenhuma fala pública de contraponto.

Essa situação ocorreu, por exemplo, na semana passada, quando União Brasil e PP fizeram um evento para marcar o lançamento da federação entre as duas legendas.

No início da reunião ministerial desta terça, todos os ministros receberam o boné nacionalista azul com os dizeres “O Brasil é dos Brasileiros”, que tem sido usado por governistas desde fevereiro, em contraposição ao boné vermelho Make America Great Again (faça a América grande de novo, em tradução livre) usado por apoiadores de Trump nos Estados Unidos e no Brasil por bolsonaristas, a exemplo de Tarcísio de Freitas. Também receberam um livreto com cifras de programas do governo e um QR code para um website de uma campanha das ações e entregas da gestão de Lula.

A fala do presidente ocorreu no final do encontro. De acordo com presentes, Lula falou diretamente sobre a escalada que União Brasil e PP têm dado em direção a uma tentativa de desembarque dos cargos do governo. Lula disse na reunião que os ministros dessas siglas não eram escolha dos partidos, e sim do próprio presidente, mas quem quisesse sair do cargo, precisava falar.

Os ministros do Esporte, André Fufuca (PP), e do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), estavam no encontro da semana passada, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), participou nesta segunda-feira do evento da sigla em que Marcos Pereira acenou a Tarcísio. Nas duas ocasiões, o governador de São Paulo esteve presente.

Publicamente, no entanto, Tarcísio tem evitado mencionar a possibilidade de disputar o Planalto e diz que seus planos são concorrer à reeleição em São Paulo.

Ministros ligados ao Centrão reconhecem que hoje a situação é delicada e parte do grupo diz que vai evitar, a partir de agora, participar dos eventos organizados por suas siglas que tenham um claro teor de oposição ao governo. A ala do Centrão que tem cargos no governo, no entanto, descarta pedir desfiliação e ressalta que vai apoiar Lula de qualquer maneira em 2026. O discurso é de que os partidos são grandes, diversos, e já estão acostumados a ter membros com diferentes posições políticas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Governador de Minas Gerais defende anistia a Bolsonaro para “pacificar o Brasil” e vê direita unida no 2º turno em 2026
Governo da Venezuela recorre à ONU e diz que navios militares dos Estados Unidos chegarão na próxima semana à costa do país
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News