Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Home Política Lula diz que não será possível repetir luxo e riqueza de Dubai na Conferência do Clima no Brasil

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não será possível repetir o luxo e a riqueza da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-28) de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Belém, capital do Pará, vai sediar a COP-30 em 2025.

“Alertei as pessoas para que ninguém fique imaginado que vai ser possível repetir uma COP como essa, com esse luxo, essa riqueza”, disse o presidente em entrevista coletiva neste domingo (3), antes de embarcar para Berlim, na Alemanha.

“Não é possível fazer isso em outro País, a não ser que seja outro país árabe ou quem sabe no Principado de Mônaco”, disse Lula, que encerrou no sábado (2) a sua participação na COP-28, que começou na última quinta-feira (30), e vai até 12 de dezembro.

A conferência do clima é um evento que reúne governos do mundo inteiro, diplomatas, cientistas, membros da sociedade civil e diversas entidades privadas visando debater e buscar soluções para a crise climática causada pelo homem.

Lula afirmou que o Brasil vai fazer uma COP “com a cara do Brasil”.

“Vamos fazer num Estado amazônico que vai ser a grande novidade”, disse. “Se tem aqui o palácio para fazer uma reunião, a gente pode fazer embaixo da copa de uma árvore e discutir assuntos numa canoa num igarapé. Essa vai ser a nossa COP, no Brasil, em 2025”, afirmou.

O presidente anunciou em maio a escolha de Belém pela ONU como sede da COP. Na ocasião, disse: “Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague. E o pessoal só fala da Amazônia. E eu dizia assim: ‘por que, então, não fazer a COP em um Estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia’”.

Com o Brasil no comando da presidência rotativa do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) o presidente Lula terá o último compromisso internacional antes de retornar ao Brasil na Alemanha. O petista desembarcou neste domingo, em Berlim para uma visita de três dias ao país europeu. Lula se reunirá com o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz e nesta segunda (4), os dois líderes presidirão uma reunião com ministros brasileiros e alemães, a 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível. Na ocasião serão assinados os instrumentos de cooperação entre os dois países.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Lula diz que o presidente da Petrobras tem “cabeça muito fértil”, após o comandante da estatal anunciar abertura de unidade no Oriente Médio
Flávio Dino pode se tornar o 2º nordestino como ministro do Supremo; veja de onde é cada um
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde