Segunda-feira, 03 de Agosto de 2026

Home Política Lula é confirmado como candidato à reeleição e disputará a Presidência da República pela 7ª vez

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou sua candidatura à reeleição na manhã desse domingo (2), durante a convenção nacional do PT, que ocorreu na zona norte da cidade de São Paulo. Ele disputará sua sétima eleição e tenta conquistar o quarto mandato presidencial. No evento, Geraldo Alckmin foi oficializado como vice de Lula, repetindo a chapa que venceu as eleições de 2022.

A tônica da convenção foi dada por apelo a proteção das mulheres, com a chamada “viva as mulheres: mulheres vivas”, fim da escala 6×1, o aumento do microcrédito, melhora da saúde pública e a defesa da democracia. Além disso, muito se falou sobre Lula ser um político que representa a família, algo tão presente quanto um tom nacionalista, ambas posições assumidas pelo bolsonarismo, a que Lula contrapõe.

“Nós [homens] casamos [com uma mulher] e achamos que somos dono. E isso não existe. Quando não dá mais certo é dar tchau e ir embora. E as mulheres tem que ter coragem de denunciar (…). Esta semana, eu sancionei o Pix pensão, para os caloteiros que não querem pagar pensão. E os homens [que agredirem as mulheres] também vão ter que usar uma tornozeleira eletrônica moderna agora, pra a mulher monitorar e saber quando ele se aproximar dela. É assim que vamos educar os homens”, declarou Lula.

Antes, ele também fez uma autocrítica pelo fato de o evento não ter agendado o discurso de nenhuma mulher, mas apenas de homens, e cedeu sua fala para a primeira-dama, Rosângela da Silva.

Com muitos militantes do PT chegando ao local desde antes das 8h dese domingo, o Expo Center Norte o segundo maior espaço de eventos da capital paulista, com 98 mil metros quadrados ficou lotado e contou com a presença das maiores lideranças petistas de todo o país, como Edinho Silva (presidente nacional), Eden Valadares (secretário de comunicação), o deputado Kiko Celeguim (presidente do diretório paulista), a deputada Benedita da Silva, Márcia Lopes (ministra das Mulheres), senador Rogério Carvalho, o deputado Zeca Dirceu, o senador Humberto Costa, os governadors do Ceará, Elmano de Freitas; da Bahia Jerônimo Rodrigues; do Piauí, Rafael Fonteles, o senador e ex-ministro da Educação Camilo Santana.

“Lula será quatro vezes presidente da República, escrevendo um dos capítulos mais importantes da classe trabalhadora”, disse Edinho. Para ele, a eleição de 2026 terá grande impacto na América do Sul e Latina, que vem elegendo cada vez mais nomes de direita e conservadores. No público, dezenas de cartazes foram levantados, com dizeres como “Congresso inimigo do povo”, “reforma radical”, “Fim da escala 6×1”.

Também estiveram presentes lideranças de outras legendas que apoiam a reeleição do petista, como a ex-ministra Simone Tebet (PSB), o ministro Guilherme Boulos, Carlos Lupi (presidente do PDT), a ex-ministra Marina Silva (Rede), o ex-ministro e ex-governador Márcio França (PSB), João Campos (presidente do PSB), Paula Coradi (presidente do PSOL), o senador Cid Gomes (PSB-CE). Ao todo, a candidatura de Lula conta com o apoio de seis partidos: PSB, PV, PCdoB, PDT, PSOL e Rede Sustentabilidade.

“Ninguém está recebendo nada para estar aqui. As pessoas estão aqui por amor ao presidente Lula e por gratidão, porque sabem o tanto que ele fez nos seus três mandatos”, comentou Simone Tebet.

A convenção de Lula ocorre perto do final do prazo legal, pelas regras do TSE, que se encerra nesta quarta (5).

Liderando todas as pesquisas de intenção de voto, de primeiro e segundo turno, Lula disputará seu quarto mandato presidencial. Seu principal adversário é o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso após ter sido condenado a mais de 27 anos por tentativa de golpe de estado. Flávio confirmou a candidatura dele no final de semana passado. (Com informações do portal da revista Veja)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Lula “quebra protocolo” e convida Janja para discursar em convenção nacional do PT em São Paulo
Nesta eleição, apenas quatro candidatos à Presidência terão direito a propaganda na TV e rádio: Lula, Flávio, Caiado e Augusto Cury; Romeu Zema e Renan Santos, não
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Resumo da semana