Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025

Home em foco Lula e Simone Tebet devem prosseguir negociações nesta segunda-feira

Compartilhe esta notícia:

As discussões sobre a participação da senadora Simone Tebet (MDB-MS) no novo governo do presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), devem seguir nesta segunda-feira (26). O futuro chefe do Executivo passou o Natal em São Paulo. Já a parlamentar se reuniu com familiares no feriado, em Campo Grande.

Após anunciar mais uma leva de ministros na última semana, o presidente eleito tenta costurar um acordo para acomodar Tebet e a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), que o apoiaram no segundo turno. Antes de embarcar para São Paulo, Lula se reuniu com as duas em Brasília, mas não há uma resolução.

A reunião com Marina terminou sem um desfecho claro e embolou ainda mais as tratativas para definição dos nomes da equipe de Lula. Segundo a reportagem, Marina reiterou ao presidente eleito que não desejaria assumir a Autoridade Climática, condição sinalizada por Tebet para aceitar o convite para o Ministério do Meio Ambiente.

Pelo Twitter, Lula publicou neste sábado (24), uma mensagem de Natal com desejos de “reconciliação das famílias e reconciliação do Brasil consigo mesmo”. E também mencionou a crise econômica, em mais uma crítica ao governo de Jair Bolsonaro (PL).

“Sei que, infelizmente, muitas famílias não terão o que comemorar, porque estão sofrendo com a fome, o desemprego, a inflação e o endividamento”, diz o texto.

Entenda abaixo a sequência dos últimos fatos:

– Na sexta-feira (23), Tebet foi convidada por Lula para o Ministério do Meio Ambiente, mas impôs uma condição: só diria “sim” se Marina Silva aceitasse ocupar o posto de autoridade climática.

– Marina recusou desempenhar essa função, por considerá-la “muito técnica”. Isso inviabilizou a nomeação de Tebet.

– Lula, então, chamou a própria Marina Silva para assumir o Ministério do Meio Ambiente.

– Na noite de sexta-feira (23), Lula pegou o mesmo avião que Tebet para ir de Brasília a São Paulo.
Durante o voo, o presidente eleito sondou se Tebet toparia ocupar o Ministério do Planejamento. Pediu que ela não respondesse de imediato.

– A conversa definitiva ficou para esta segunda (26) ou terça-feira (27).

Natal em São Paulo

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou o Natal em uma casa no bairro do Alto de Pinheiros, em São Paulo. Agentes da Polícia Federal fizeram a segurança da rua, que não precisou de bloqueios.

A segurança de Lula continuará a cargo da Polícia Federal, devido à desconfiança do PT em torno dos militares lotados no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Eles temem que a pasta – comandada pelo general Augusto Heleno, aliado de primeira hora do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) – tenha sofrido um processo de “ideologização”.

O PT chegou a recusar que o GSI instalasse a internet que seria usada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona o gabinete da transição. O presidente eleito deve retornar à capital federal nesta segunda-feira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Notas vazadas de autoridades estimam 250 milhões de infecções por covid na China
As chocantes imagens da violência em Paris após um protesto contra um ataque que deixou 3 mortos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News