Domingo, 11 de Janeiro de 2026

Home Brasil Lula fez elogio na maioria dos seus posts sobre a Venezuela

Compartilhe esta notícia:

Aproximadamente dois terços das 30 postagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais sobre a Venezuela neste terceiro mandato tiveram caráter positivo sobre o vizinho latino-americano. É o que mostra levantamento da consultoria Bites, que teve como recorte o início da atual gestão até a véspera do ataque dos Estados Unidos cujo resultado foi a captura de Nicolás Maduro. Foram 19 publicações elogiosas à Venezuela, enquanto as outras 11 foram neutras, e nenhuma negativa, aponta o estudo.

Explorada pela oposição nos últimos dias, a relação entre a esquerda brasileira e o venezuelano é marcada pelo alinhamento até 2023 — o que rendeu acusações de adversários em eleições, incluindo a última presidencial —, mas vivenciou um distanciamento de lá para cá. No terceiro mandato de Lula, um episódio ilustra a inflexão: depois de receber o líder no Palácio do Planalto, o presidente não reconheceu o resultado da última disputa venezuelana, realizada em julho de 2024 sob acusações de fraude.

Segundo André Eler, diretor técnico da Bites, o levantamento indica que, entre maio de 2023 e abril de 2024, havia uma expectativa de melhora das relações entre Brasil e Venezuela. Essa expectativa é refletida nas postagens do petista no período.

— O Lula recebeu Maduro em maio de 2023 e comemorou tanto a volta dele ao Brasil quanto a retirada de sanções da Venezuela. O petista também falou sobre a possibilidade de receber a Venezuela de volta no Mercosul, o que ocorreu até o mês da última eleição, em julho de 2024 — explica.

Também foi em julho de 2024 que, segundo o levantamento, Lula utilizou pela última vez um tom positivo ao tratar sobre a Venezuela em postagens. A Bites aponta que o petista mudou de postura e passou a utilizar uma abordagem neutra ao tratar sobre a crise com a Guiana e a eleição.

— Lula evitou tomar um lado na crise da Venezuela e Guiana. Houve também um distanciamento evidente por conta da eleição de Maduro. As postagens seguintes tratavam sobre conversas de Lula com presidentes, como Joe Biden (Estados Unidos) e Gustavo Petro (Colômbia), sobre a situação na Venezuela. O petista deixa de lado o tom positivo — avalia Eler.

A última postagem de Lula sobre a Venezuela havia sido em agosto de 2024. Segundo a Bites, isso demonstra um “esfriamento” da relação com o país até então governado por Maduro. O petista voltou a se posicionar sobre o país ao condenar o ataque dos Estados Unidos neste mês. Com informações do portal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Desconto indevido do INSS já custa R$ 2,8 bilhões ao governo
Acordo Mercosul com a União Europeia: Para a senadora Tereza Cristina, “não foi o acordo dos sonhos, mas o possível”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde