Domingo, 02 de Novembro de 2025

Home Política Lula inaugura ampliação de aeroporto e de terminal que receberá transatlânticos na COP-30

Compartilhe esta notícia:

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou neste sábado (1º) o Terminal Portuário de Outeiro, em Belém (PA) após obras de ampliação para receber dois navios transatlânticos destinados à hospedagem na COP-30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será sediada neste mês na capital paraense.

Lula chegou à Base Aérea de Belém por volta das 10h30 e, além da inauguração do terminal portuário, participou antes da entrega da reforma do aeroporto internacional da cidade. O presidente deve ficar no Pará até o início da COP, em 10 de novembro.

Da Base Aérea, o presidente seguiu para visitar as obras de modernização do Aeroporto Internacional de Belém, na Avenida Júlio César, no bairro Val-de-Cães, onde foi recebido pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) no saguão do aeroporto, onde inauguraram uma placa, simbolizando a modernização do aeroporto de Belém.

A inauguração contou ainda com os Ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do Turismo, Celso Sabino; das Cidades, Jader Filho; de Meio Ambiente, Marina Silva; e da Casa Civil, Rui Costa; além do pelo prefeito de Belém, Igor Normando (MDB).

No início de outubro, a concessionária responsável pelo aeroporto informou que já havia concluído obras para COP 30 e ampliado número de voos nacionais e internacionais. As obras iniciaram em 2024 e mobilizaram mais de R$ 400 milhões em investimentos para aumentar a capacidade de ofertar e receber voos, nacionais e internacionais, uma das formas adotadas pelas companhias para se preparar para a COP 30, que espera reunir 50 mil participantes em novembro.

O presidente e a comitiva de ministros visitaram ainda as obras de requalificação do Terminal Portuário de Outeiro, na Ilha de no distrito de Outeiro. Segundo a Companhia Docas do Pará (CDP), responsável pelo local, a obra de melhorias começou em abril de 2015 com previsão inicial de conclusão entre setembro e outubro, com objetivo de permitir a recepção de dois navios de cruzeiros.

A iniciativa integra as medidas do Governo Federal para ampliar a capacidade de acomodação na capital paraense, em meio à crise gerada pelo aumento abusivo nos preços de hotéis e plataformas de hospedagem.

Os dois navios cruzeiros, com capacidade conjunta para cerca de 5 mil pessoas, estão previstos para chegar entre os dias 4 e 5 de novembro e ficarão atracados no porto localizado a cerca de 20 km do local da conferência, o Parque da Cidade. Uma ponte foi inaugurada em outubro para melhorar o acesso entre a ilha onde os navios ficarão e a parte continental de Belém.

Segundo o governador do Pará, as duas obras entregues colocam a região metropolitana e a capital em uma condição muito melhor para realizar a COP.

“Os navios estarão ancorados neste novo pier, nesta estrutura que foi construída, pensando na viabilidade para que nós possamos ter estes navios aqui. Junto a isto, também a estrutura receptiva de alfândega da área dos terminais, para que os passageiros possam estar aqui bem acomodados e recebidos de forma adequada”, disse Helder.

As duas inaugurações, no aeroporto e no porto, foram protocolares e não contaram com discursos do presidente.

Em outubro, agentes do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP) fiscalizaram as obras do Terminal Portuário de Outeiro, distrito de Belém. O espaço revitalizado tem um novo píer de 716 metros, infraestrutura de apoio aos passageiros, 11 pontos para atracação de navios, duplicação da pista de acesso ao píer, entre outras intervenções.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Grêmio encara o Corinthians buscando manter sequência positiva e subir na tabela
Conmebol inicia pré-venda de ingressos para final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News