Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Home em foco Lula intensifica aproximação com líderes estrangeiros no início da transição de governo

Compartilhe esta notícia:

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou o contato com líderes estrangeiros nos primeiros dias da transição de governo. Desde que venceu as eleições, Lula dialogou com pouco mais de 30 autoridades internacionais.

Outras dez, que já solicitaram conversas com o petista, devem ser atendidas nos próximos dias. Lula falou por telefone, na terça-feira (08), com Pedro Castillo, presidente do Peru; Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina; Mark Rute, primeiro-ministro da Holanda; Rodrigo Chaves, presidente da Costa Rica; e Josep Borrell, alto comissário da União Europeia.

O presidente eleito afirmou, nas suas redes sociais, que tratou nas conversas sobre os desafios do Brasil e do mundo na questão climática. Lula disse ter reafirmado o compromisso em busca da justiça social e do combate à pobreza.

O petista deve priorizar a reaproximação com líderes estrangeiras no seu primeiro ano de governo. A ideia é que ele faça um giro internacional nos primeiros meses da gestão. Antes mesmo de tomar posse, Lula irá para o Egito, onde participará da 27ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, a COP27, em Sharm el-Sheikh.

Há a expectativa de que Lula viaje ainda neste ano à Argentina para se reunir com o presidente Alberto Fernández, aliado do petista. Os dois se encontraram em São Paulo um dia após a vitória de Lula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Dólar cai 0,56%, cotado a 5 reais e 14 centavos
OAB afirma à Justiça Eleitoral que não houve irregularidades nas eleições
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News