Terça-feira, 07 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 20 de outubro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico no sábado (19). Segundo informações de aliados do presidente ao jornal Folha de S. Paulo, ele escorregou no banheiro e bateu a cabeça, mas não perdeu a consciência. O caso só veio a público nesse domingo (20).
No sábado, Lula foi a São Paulo para cumprir agenda com o candidato à prefeitura da capital Guilherme Boulos (PSOL). Por conta da chuva, os dois transformaram o que seria uma caminhada em uma livre conjunta.
Depois, o candidato seguiu rumo aos preparativos para participar de mais um debate do segundo turno e o presidente retornou para Brasília.
Já na capital federal, Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio do Alvorada, segundo informações do jornal O Globo. O presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e precisou levar cinco pontos na parte de trás da cabeça, na região da nuca.
O boletim médico divulgado pela unidade médica informou que, após ser avaliado pela equipe de saúde, foi recomendado ao presidente evitar viagens aéreas de longa distância. Devido à orientação médica, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República confirmou o cancelamento da viagem de Lula para a Cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia. A partida estava prevista para às 17h, segundo a agenda oficial do presidente.
Ainda segundo o hospital, Lula segue apto a desempenhar suas demais atividades. Agora ele continua sob os cuidados da equipe médica, liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.
Lula deverá participar das reuniões do Brics por meio de videoconferência. Ainda de acordo com o Planalto, outras demandas da agenda de trabalho do petista em Brasília não serão afetadas.
A médica Débora de Barros Abdala, especialista em clínica médica, explica que um “ferimento corto-contuso” é o nome dado à um contusão que leva a um corte. Em geral, esse tipo de ferimento é considerado de baixo risco e o tratamento envolve apenas a limpeza do local seguida de sutura (pontos), a depender do tamanho do corte, para evitar infecção e facilitar o processo de cicatrização.
Aos 78 anos, Lula já passou por cirurgias e enfrentou um câncer na garganta em 2012. A última vez que o presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês foi em janeiro, na unidade de São Paulo, para a realização de exames de rotina. Na ocasião, ele também ficou sob os cuidados de Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Meses antes, em setembro de 2023, ele foi submetido a uma cirurgia de artroplastia total de quadril à direita, um procedimento que envolve a substituição da articulação do quadril por uma prótese, visando aliviar a dor e restaurar a mobilidade.