Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Home Flávio Pereira Lula não vence em nenhum dos cenários de 2º turno, mostra pesquisa da Futura

Compartilhe esta notícia:

Se as eleições presidenciais de 2026 fossem hoje, o presidente Lula não venceria em nenhum dos cenários de 2º turno. É o que diz a pesquisa realizada pela Futura Inteligência, empresa de pesquisas da Apex Partners. Foram entrevistados mais de 2 mil eleitores brasileiros entre os dias 03 e 09 de dezembro de 2025.

No 2º turno, Lula perde ou empata tecnicamente em todos os cenários traçados. Em uma das simulações apresentadas, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, vence Lula por 47,3% x 39,3%. Já os demais candidatos aparecem empatados tecnicamente com o presidente: Ratinho Jr., com 43,6% x 39,5%; Romeu Zema, com 39,9% x 40,7%; Michelle Bolsonaro, com 45,8% x 41,5%; Ronaldo Caiado, com 41,5% x 39,6%; e Flávio Bolsonaro, com 41,6% x 42,1%.

Na Fecomércio, Nikolas Ferreira diz que “política é mais que uma questão ideológica”

“Eu aprendi desde sempre que política é mais que uma questão ideológica, é sobre falar para aquelas pessoas que talvez não concordem com você”, disse ontem o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Ele foi o palestrante da última edição de 2025 do projeto Fecomércio-RS Debate. Tratando do tema “O poder da comunicação para inspirar, influenciar e transformar realidades”, Nikolas dirigiu-se aos empreendedores ao defender a importância de, no caso de empresas, o proprietário acompanhar de perto a área da comunicação. “Seja o mais interessado. Veja os conteúdos que mais renderam e o que é necessário adaptar”, sugeriu. O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn, saudou os presentes — autoridades nacionais e estaduais e empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo — que compareceram ao evento.

Senador Luis Carlos Heinze diz que governo pode editar nova MP para renegociar dívidas de produtores

O senador Luis Carlos Heinze (PP) revela que o governo poderá editar uma nova MP para autorizar a renegociação das dívidas de produtores rurais, com a inclusão da safra 2024/25.

Ele participou, esta semana, em Brasília, de reunião na Casa Civil da Presidência da República para tratar das dificuldades de acesso dos produtores rurais à linha de crédito de renegociação agrícola criada pela Medida Provisória 1.314/2025 e cobrar a votação, no Senado, do PL 5.122/2023, que reestrutura as dívidas do setor.

Heinze disse que cobrou um ajuste essencial: incluir a safra 24/25 na renegociação. A MP 1.314/25 só alcança operações até junho de 2024, deixando de fora justamente o ciclo mais afetado pelos eventos climáticos no RS.

“O governo sinalizou que pode editar uma nova MP para essa finalidade, e a medida precisa ser feita com urgência: já vemos queda de mais de 40% na concessão de crédito ao produtor gaúcho”, alerta o senador.

Impasse na candidatura de Moro ao governo do PR

O impasse surgiu no Paraná, onde a candidatura do favorito ao governo do estado, senador Sérgio Moro (União-PR), apareceu depois que o PP não deu garantias de que irá apoiá-lo. A saída poderá ser o PRTB, que lançou o ex-coach Pablo Marçal à Prefeitura de São Paulo no ano passado, e o Missão, partido recém-criado por lideranças do movimento ativista MBL, que avaliam apoiar a candidatura de Sérgio Moro.

Sérgio Moro pode vencer até no primeiro turno

O senador Sérgio Moro (União) é o favorito dos eleitores do Paraná para ser o próximo governador. A conclusão aparece na mais recente rodada da pesquisa Real Time Big Data.

Ex-juiz da Lava-Jato, ele aparece com 41% das intenções de voto no principal cenário pesquisado. O adversário mais próximo é Requião Filho, do PDT, com 20%.

Suplentes de vereador podem assumir vaga de deputado sem perda do cargo

A Câmara de Porto Alegre trouxe de volta o debate em torno da possibilidade de os vereadores assumirem como suplentes de deputado ou senador sem perda do mandato. Os vereadores aprovaram uma resolução de autoria da Mesa Diretora, que autoriza a licença dos mandatos na Câmara Municipal para assumir como suplentes de deputado ou senador.

Essa decisão beneficia vereadores que concorrerem a uma vaga na Câmara dos Deputados, no Senado ou na Assembleia Legislativa e ficarem na suplência, podendo assumir sem necessidade de renunciar ao mandato de vereador.

Surge na CPI da roubalheira dos aposentados arquivo com conexões do presidente do Banco Master

Muita gente iria perder o sono em Brasília: a CPI do INSS recebeu o material da quebra do sigilo bancário e telemático do executivo Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, peça-chave das investigações de um esquema de fraude de R$ 12,2 bilhões na venda de créditos para o estatal Banco de Brasília (BRB).

Dias Toffoli acaba com a alegria da CPI da roubalheira do INSS

Antes que a CPI criasse um novo foco de tensão envolvendo o Banco Master e as conexões de Vorcaro com o meio político e jurídico de Brasília, surgiu a decisão do ministro Dias Toffoli — lembram? Toffoli viajou para a final da Libertadores com advogado do caso Master — que proibiu ontem o acesso da CPI do INSS ao material da quebra do sigilo bancário do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

  • Flavio Pereira (IG: @flaviorrpereira)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flávio Pereira

Câmara Municipal de Porto Alegre aprova títulos de cidadania honorária para Mineirinho e Thiaguinho
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News