Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 15 de janeiro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preferiu tirar uma foto a sós com Úrsula Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, e com António Costa, presidente do Conselho Europeu, a viajar para Assunção, no Paraguai, para a assinatura acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia neste sábado (17).
Lula será o único presidente do bloco sul-americano ausente da cerimônia. A presidência paraguaia afirmou que além do anfitrião, Santiago Peña, o presidente Javier Milei, da Argentina, o uruguaio Yamandú Orsi e o boliviano Rodrigo Paz são presenças confirmadas na assinatura do acordo.
De acordo com Assunção, José Raúl Mulino, presidente do Panamá, Estado associado ao bloco, também estará presente. Auxiliares do presidente Lula afirmaram que inicialmente a previsão era de que a assinatura acontecesse em nível ministerial, somente com os chanceleres do bloco.
Porém, segundo eles, há cerca de duas semanas o presidente paraguaio mudou de ideia e resolveu convidar os chefes de Estado para protagonizar o momento histórico. Ainda de acordo com o entorno do petista, a presidente da Comissão Europeia, Úrsula Von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, pediram um encontro com Lula antes de desembarcarem no Paraguai.
De acordo com as fontes, o presidente brasileiro considerou que, após todo o empenho na articulação com os europeus para a assinatura, a foto com Von der Leyen e Costa seria suficiente para registrar o momento.