Sábado, 18 de Outubro de 2025

Home Brasil Lula sanciona lei que institui a recriação do Programa de Aquisição de Alimentos

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (20), a medida provisória (MP) que recriou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A iniciativa prevê que um mínimo de 30% das compras públicas de gêneros alimentícios deve ser adquirido da agricultura familiar, para destinação posterior a projetos de combate à fome. A MP foi editada em março e teve tramitação concluída no Congresso Nacional na semana passada.

“O governo está investindo na qualidade da alimentação do povo brasileiro, está investindo para que eles tenham direito às calorias e às proteínas necessárias, para que as crianças possam tomar café, almoçar e jantar, e comer o suficiente para não morrer de fome. Está investindo para ajudar o pequeno e médio produtor rural que muitas vezes plantam e não têm acesso a mercado para vender os seus produtos”, destacou Lula ao assinar a sanção do programa.

Entre as novidades do novo PAA está o aumento no valor individual que pode ser comercializado pelas agricultoras e pelos agricultores familiares, de R$ 12 mil para R$ 15 mil, nas modalidades Doação Simultânea, Formação de Estoques e Compra Direta.

Também foi instituída, durante a tramitação da proposta, a criação do Programa Cozinha Solidária, associado ao PAA, que fornecerá alimentação gratuita a pessoas em situação de rua e com insegurança alimentar.

Apesar da lei do novo PAA não estabelecer obrigatoriedade da aquisição, por órgãos públicos, do mínimo de 30% de alimentos da agricultura familiar, o presidente Lula cobrou empenho dos ministros e do governo federal para fazer valer a previsão.

“É importante que a gente passe a fiscalizar para saber que as coisas estão acontecendo. Se isso acontecer, a gente vai transformar todos os pequenos agricultores, em vez de pequenos agricultores pobres e miseráveis, em gente de classe média”, afirmou.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Tribunal Regional do Trabalho nega jornada de trabalho especial para telefonista
Governo gaúcho define horário de expediente em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias