Quarta-feira, 28 de Maio de 2025

Home Política Lula tem mal-estar, cancela compromissos e passa por exames em hospital de Brasília

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sentiu mal na tarde desta segunda-feira (26) e foi levado à unidade do Sírio Libanês na capital federal para exames. Conforme a Presidência da República, Lula já foi liberado e está na residência oficial do Palácio da Alvorada.

De acordo com boletim do Hospital Sírio-Libanês, o presidente apresentou um quadro de vertigem e foi diagnosticado com labirintite.

Foram realizados exames de imagem e de sangue e os resultados, segundo o boletim, foram “todos dentro da normalidade”. A recomendação é a de que o presidente permaneça em repouso ao longo do dia, afirma o hospital.

Em fevereiro, o presidente passou por exames de check-up anual, que apontaram, segundo o médico pessoal Roberto Kalil Filho, que o petista estava ótimo com tudo dentro da normalidade.

No final do ano passado, em dezembro, Lula passou por uma cirurgia de emergência para drenar uma hemorragia intracraniana, ocasionada por uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada meses antes, em 19 de outubro.

O petista recebeu alta hospitalar cinco dias depois do procedimento, mas permaneceu em São Paulo para acompanhamento médico, retornando para Brasília e para os compromissos oficiais em 19 de dezembro.

Problemas de saúde

Essa não foi a primeira emergência médica enfrentada por Lula, que acumula um histórico de tratamentos e cirurgias desde antes de assumir a Presidência.

Em 1964, ainda como operário metalúrgico, Lula perdeu o dedo mínimo da mão esquerda em um acidente de trabalho. Ele fabricava um parafuso para consertar uma prensa quebrada quando o equipamento foi acionado acidentalmente.

“Eu fiz o parafuso e, quando fui colocar, o companheiro prensista que estava cochilando distraiu-se, largou o braço da prensa, que fechou, e eu perdi o dedo”, contou em uma entrevista concedida ao jornalista Mário Morel em 1979.

Anos depois, em 1988, já como deputado federal, foi submetido a uma cirurgia de emergência para retirar o apêndice após um quadro de apendicite aguda. Desde então, lidou com outros problemas de saúde, incluindo bursites nos ombros e torções que o afastaram de compromissos durante seus primeiros mandatos como presidente.

Outros incidentes marcaram sua trajetória, como o problema no tornozelo que exigiu o uso de cadeira de rodas em 2006, durante uma cúpula na Nigéria. Em 2005, ele passou por uma cirurgia para a retirada de pólipos nasais, que atrapalhavam sua respiração havia dois anos.

Em 2011, um dos momentos mais desafiadores para Lula foi o diagnóstico de câncer na laringe. A doença, causada pelo tabagismo e fatores genéticos, foi tratada com quimioterapia e radioterapia, resultando na cura.

Nos últimos anos, problemas como bursite no joelho, lesões na laringe e uma cirurgia no quadril em 2023 exigiram monitoramento constante. Ele também enfrentou duas infecções por Covid-19, pneumonia leve e uma crise hipertensiva em 2010, que levou à internação emergencial.

Em setembro de 2023, Lula foi operado para colocar uma prótese completa na articulação do quadril e aliviar uma dor que o incomodava há mais de um ano.

O presidente sofre de artrose, um desgaste nas cartilagens que revestem as articulações, o que pode limitar o movimento. Lula, que frequentemente destaca sua boa saúde, publicou vídeos fazendo exercícios nas dependências do Palácio da Alvorada.

Por fim, no dia 19 de outubro de 2024, Lula caiu no banheiro de sua residência e sofreu uma lesão na nuca, a qual exigiu pontos de sutura. Por recomendação médica, Lula cancelou sua participação na reunião do Brics na Rússia e trabalhou de sua residência oficial por vários dias.

Como consequência da queda, o presidente sofreu uma hemorragia intracraniana, pela qual foi operado de emergência em São Paulo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Cristiano Ronaldo posta em tom de despedida do Al-Nassr: “Capítulo terminou”
Presidente da Câmara dos Deputados vai discutir com líderes pedido para derrubar aumento no IOF
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada