Domingo, 09 de Novembro de 2025

Home Mundo Lula viaja para cúpula esvaziada entre União Europeia e Celac na Colômbia

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou neste domingo (9) para uma reunião de alto-nível, porém esvaziada, entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia na cidade colombiana de Santa Marta.

O encontro ocorre em um momento de particular tensão na região, com a mobilização militar americana no entorno da Venezuela, em meio às operações contra barcos supostamente ligados ao narcotráfico. O evento começa com ausências notáveis e cancelamentos de última hora.

Realizada pela última vez em Bruxelas, em 2023, a reunião de cúpula UE-Celac deve durar até segunda-feira (10). Horas antes do encontro, pouca atividade diplomática estava ocorrendo entre os 27 Estados-membros da União Europeia e os 33 membros da Celac, segundo observadores no salão de convenções do Hotel Estelar Santamar.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, cancelou sua participação de última hora, assim como o presidente uruguaio, Yamandú Orsi, entre outros da região.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, a frente do mandato pro tempore da Celac, denunciou dias antes da cúpula a pressão dos EUA — Washington retirou a certificação de Bogotá como aliada na luta contra as drogas e impôs sanções econômicas contra Petro, argumentando que ele não está fazendo o suficiente para combater o narcotráfico.

“[Essas ausências são um] claro sinal diplomático, motivado principalmente pelo desejo de evitar uma escalada das tensões com o presidente dos EUA, Donald Trump”, afirma Alberto Rizzi, cientista político e pesquisador do Conselho Europeu de Relações Exteriores.

A cientista política colombiana Sandra Borda acredita que a “falta de planejamento” e a “improvisação excessiva” na organização da cúpula pela Colômbia também desanimaram muitos.

Trump declarou guerra a cartéis latino-americanos, que partem de barco de portos no Caribe e no Pacífico, a quem culpa pelo crescente consumo de drogas nos Estados Unidos. Petro critica os ataques contra embarcações supostamente ligadas aos grupos, que já deixaram quase 70 mortos.

A participação de Lula foi apontada como um ponto positivo pela organização, contrabalanceando as desistências, no que parte da imprensa internacional apontou como uma oportunidade para o presidente brasileiro se posicionar como “um dos interlocutores mais importantes da região com a Europa”.

Fontes afirmaram que o encontro deve ter como eixo o combate ao crime organizado, levando em conta não apenas os ataques a embarcações venezuelanas por militares americanos, mas também a discussão sobre a classificação de facções criminosas brasileiras como organizações terroristas.

O encontro ganhou novo peso político depois que Lula afirmou, na última terça-feira, que “a cúpula não tem sentido se não tratar dos barcos militares americanos em águas do Caribe”. No dia seguinte, ele decidiu ir pessoalmente a Santa Marta.

Outro ponto sobre o qual o presidente brasileiro deve abordar é sobre a pressão dos EUA para que o país classifique o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. A expectativa é de que Lula defenda que o país não aceite enquadrar o crime organizado sob o conceito de terrorismo e defenda uma abordagem própria, centrada na soberania nacional e na cooperação regional autônoma.

Especialistas não esperam grandes acordos nesta cúpula, que será concluída na segunda-feira com uma declaração conjunta, mas enfatizam que ela poderá impulsionar o muito debatido acordo comercial entre a UE e o Mercosul. Apesar das divergências em questões como a guerra na Ucrânia, que o bloco Celac não condenou oficialmente, a América Latina e a Europa são aliadas fundamentais na troca de tecnologias e matérias-primas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ministra de Milei divulga concurso para polícia com cartaz imitando “Tio Sam”
Tornado que destruiu cidade no Paraná pode estar entre os mais fortes já registrados no Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde