Terça-feira, 21 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 29 de agosto de 2023
Mais de 1,3 mil escolas foram totalmente destruídas na Ucrânia desde a invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022, e outras ficaram seriamente danificadas, informou o Unicef (o Fundo Para a Infância da Organização das Nações Unidas) nesta terça-feira (29).
Apenas cerca de um terço das crianças em idade escolar está frequentando as aulas presencialmente e muitas estão esquecendo o que já aprenderam, de acordo com o órgão.
Além da Ucrânia, mais da metade das crianças cujas famílias fugiram do conflito para outros sete países não está matriculada na educação, afirmou o Unicef, citando barreiras linguísticas e sistemas educacionais sobrecarregados.
“Dentro da Ucrânia, os ataques às escolas continuaram inabaláveis, deixando as crianças profundamente angustiadas e sem espaços seguros para aprender”, disse o Unicef.
A guerra veio na sequência das restrições causadas pela Covid-19. Metade dos professores ucranianos relatou uma deterioração nas habilidades dos alunos em linguagem, leitura e matemática, segundo o Unicef.