Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Home Rio Grande do Sul Mais de 6.300 animais estarão no Parque Assis Brasil para a Expointer de 2022

Compartilhe esta notícia:

Com realização de 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (Região Metropolitana de Porto Alegre), a 45ª Expointer vai receber 6.378 animais. O número supera os 5.590 que participaram da edição de 2019, última a ser realizada de forma de forma 100% presencial antes da pandemia de coronavírus.

Com o encerramento das inscrições dos rústicos na quarta-feira (10), o quadro se completou para o evento, considerado a maior feira do agronegócio na América Latina.

São 5.093 animais de argola e 1.285 animais rústicos (cinco raças de bovinos, quatro de equinos de prova e duas de equinos de laço, além dos cavalos crioulos, chinchilas e coelhos). Os animais de argola representam 80% dos inscritos, enquanto os rústicos são 20%.

Rústicos

– 693 bovinos (Feira de novilhas selecionadas, Rústicos Devon, Rústicos Aberdeen Angus, Rústicos Ultrablack, Rústicos Hereford/Braford).
– 47 equinos de prova da raça Crioula.
– 73 equinos para provas de laço das raças Appaloosa, Árabe, Campeiro, Paint Horse e Quarto de Milha.
– 102 cavalos da raça Crioula.
– 70 chinchilas.
– 300 coelhos.

“A novidade dessa edição é o retorno do leilão dos cavalos crioulos, que não acontecia desde 2019”, afirma o zootecnista responsável pelo Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e comissário-geral da Exposição de Animais da Expointer, Pablo Charão.

Ainda segundo ele, neste ano participam 685 animais de argola de outros Estados, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. “Isso corresponde a 13,45% do total de animais de argola inscritos”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Posse de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral deve reunir Bolsonaro, Lula e Simone Tebet nesta terça
Projeto de lei prevê criação de “Passaporte Animal de Equinos” no Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde