Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 13 de fevereiro de 2026
A força-tarefa do Programa Segurança dos Alimentos, do MP (Ministério Público), apreendeu mais de dez toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano em sete estabelecimentos, incluindo mercados, restaurantes e padarias, em Imbé, no Litoral Norte gaúcho. A operação foi realizada na quarta (11) e na quinta-feira (12).
A maior apreensão ocorreu na quinta, quando, em um único supermercado, foram recolhidas 8,8 toneladas de carnes e pescados impróprios para o consumo. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante. O supermercado, que não teve o nome divulgado, pertence a uma rede com 12 filiais no Litoral Norte.
Segundo o MP, foram identificados produtos de origem animal em condições completamente inadequadas para o consumo humano, incluindo carnes bovina, suína, ovina, de frango, miúdos de frango e bovinos, bacon, hambúrgueres e diversos tipos de pescados. Os fiscais encontraram itens vencidos, sem procedência, mal acondicionados, com embalagens abertas e em temperaturas incompatíveis com as indicadas pelo fabricante.
“Muitos dos produtos apresentavam aspecto, cor e odor repugnantes, forte indicativo de deterioração ou contaminação. Também foram identificadas caixas plásticas totalmente sujas, mau estado de conservação dos equipamentos e forte odor de esgoto na área externa onde estavam instalados os contêineres. Além disso, na câmara fria do açougue foram localizados cortes de carne com as mesmas características inadequadas e rotulados como ‘carne de processamento’, com revalidação de datas, o que aumenta a gravidade das irregularidades constatadas”, informou o MP.
Na quarta-feira, seis estabelecimentos foram vistoriados, resultando na interdição total de cinco deles devido às precárias condições de higiene e estrutura. Nessas ações, mais de uma tonelada de produtos impróprios foi apreendida. As irregularidades incluem falta de procedência, validade vencida, alimentos fora da temperatura adequada e falhas na rotulagem. Todos os estabelecimentos fiscalizados foram autuados. Os nomes dos locais não foram divulgados.
Parte da carne apreendida — cerca de meia tonelada — foi avaliada por inspeção veterinária e considerada segura para a nutrição animal, sendo destinada ao zoológico de Sapucaia do Sul.
Além do MP, participaram da operação representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Imbé, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, da Delegacia do Consumidor da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul