Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026

Home Porto Alegre Mais um bairro de Porto Alegre recebe novo dispositivo de combate ao mosquito da dengue

Compartilhe esta notícia:

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre iniciou no bairro Vila João Pessoa (Zona Leste) a instalação de 120 estações de disseminação de larvicidas (EDL), ampliando assim para quatro as áreas da cidade a contarem com o dispositivo. Trata-se de uma nova tecnologia de controle do mosquito Aedes aegypti, responsável pela trasmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O funcionamento do dispositivo é relativamente simples. Potes plásticos com uma tela interna impregnada de pó-larvicida, que impede o desenvolvimento da fase larval do vetor, inibem a evolução do inseto para a fase adulta (mosquito), quando sua picada transmite doenças. A concentração do produto é extremamente baixa, sem oferecer riscos à saúde.

“O produto aplicado na tela tem princípio ativo o piriproxifem 0,5% e é inofensivo para seres humanos e animais domésticos”, enfatiza o biólogo Tiago Fazolo, da Vigilância Ambiental da SMS. “A colaboração da comunidade é fundamental para o sucesso da estratégia.”

Essa armadilha conta com espaço para colocar água e, assim, atrair o Aedes. Quando este ingressa no dispositivo para depositar seus ovos, entra em contato com o larvicida. Os mosquitos buscam diferentes locais para depositar seus ovos, acabam transportando o produto para outros criadouros: o desenvolvimento das larvas é então nterrompido, contribuindo para a redução da infestação de espécimes adultos.

“As armadilhas são instaladas por agentes de combate a endemias e técnicos da Vigilância em Saúde do município”, explica o biólogo Tiago Fazolo, vinculado à SMS. “Esses profissionais visitam os imóveis a cada 40 dias, para realizar a manutenção da EDL, procedimento que envolve a troca da água e da tela impregnada com o larvicida.”

Ineditismo

Na capital gaúcha, a iniciativa é inédita, por meio de um projeto-pilito desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e já contempla os bairros Bom Jesus (212 equipamentos), Passo das Pedras (317) e São José (180). As regiões foram escolhidas por critérios técnicos e pelo histórico de casos de dengue ao longo dos últimos anos.

A implantação começou no semestre passado. No Rio Grande do Sul, apenas Porto Alegre e Rio Grande (Litoral Sul) contam com a inovação. Os agentes encarregados da implementação da novidade estão devidamente identificados. Além do procedimento, eles orientam moradores da comunidade sobre o funcionamento do sistema.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Escolas municipais de Porto Alegre adotam protocolo de medidas para casos de ameça, assédio e violência
Mais um bairro de Porto Alegre recebe novo dispositivo de combate ao mosquito da dengue
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde