Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 21 de outubro de 2025
Um dia após ser alvo de mais um caso envolvendo furto de fios em Porto Alegre, o Túnel da Conceição (Centro Histórico) teve a sua iluminação restabelecida nessa terça-feira (21) pela prefeitura. O trecho que liga o bairro à Estação Rodoviária havia permanecido às escuras durante várias horas, devido à ação de criminosos que arrancaram cabos do circuito elétrico, localizado na parte externa da estrutura.
Alguns pontos, no entanto, permanecem desligados por causa de investidas semelhantes nos meses anteriores. De acordo com a administração municipal, este foi o quarto incidente do tipo desde o início do ano – incluindo duas ocorrências envolvendo o furto de 72 projetores luminosos da parte interna do túnel e o caso mais recente, no início de setembro, quando 24 metros de cabos foram retirados.
Ainda não há previsão de quando esses equipamentos serão recolocados, nem foram identificados suspeitos de autoria do crime. Enquanto isso, a empresa IPSul (concessionária do serviço de iluminação) avalia ações destinadas a evitar novas subtrações na estrutura.
Importante ligação entre a área central e as demais zonas da capital gaúcha (inclusive para quem chega ou sai da cidade), o Conceição registra tráfego intenso durante a maior parte dos turnos da manhã e tarde. À noite o movimento também costuma ser intenso em determinados momentos, sobretudo nos horários de pico no trânsito e em vésperas de feriados.
Contabilizando perdas
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) contabiliza quase 3,5 mil metros de fiação furtados em Porto Alegre ao longo do ano passado. Desde 2021, os prejuízos causados por esse tipo de subtração somam mais de R$ 250 mil aos cofres públicos (só neste ano o valor chega a R$ 65 mil).
Erradicar esse problema, assim como o vandalismo, representa atualmente um dos grandes desafios às autoridades. Dentre as estratégias adotadas está o aperto do cerco aos estabelecimentos que atuam de forma clandestina na receptação de materiais furtados.
Na sexta-feira passada (17), a Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg) interditou 11 estabelecimentos comerciais, dentre ferros-velhos e depósitos de sucata localizados na região do 4º Distrito (ruas Voluntários da Pátria, Garibaldi, Comendador Coruja, Hoffmann e Moura Azevedo). A determinação resulta de uma investigação da Brigada Militar (BM) sobre crimes associados ao segmento.
O objetivo é coibir a receptação de materiais furtados como cabos e fios de cobre, bem como o comércio irregular de peças automotivos e outros itens, problemas que têm contribuído para os altos índices de subtração desse tipo de material. Além da interrupção das atividades comerciais nesses locais, seus proprietários estão sujeitos a processo judicial.
– A administração municipal havia recebido um ofício da corporação, juntamente com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), requisitando a medida.
– Com isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Empreendedorismo (SMDete) emitiu então a ordem administrativa, que inclui a cassação do alvará de funcionamento desses estabelecimentos.
– O cumprimento das interdições foi realizado pela Diretoria Geral de Fiscalização (DGF), com apoio operacional e de segurança da BM e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
(Marcello Campos)