Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2025

Home Notícias Manuela d’Ávila entra no PSOL e vai disputar o senado pelo Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

O PSOL anunciou neste sábado a filiação da ex-deputada federal Manuela D’Ávila e o lançamento de sua pré-candidatura ao Senado para 2026. A entrada no partido será formalizada em um evento em Porto Alegre marcado para o dia 9 de dezembro. No anúncio, a sigla afirmou que a chegada dela “fortalece o projeto da sigla por mudanças estruturais”.

Em publicação nas redes sociais, Manuela — que no ano passado deixou o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) após mais de duas décadas — disse ter encontrado no PSOL o “compromisso profundo com mudanças estruturais e o brilho das novas gerações”.

“Quero grandes transformações. Não me conformo que essa realidade de desigualdade seja o destino final da humanidade. Sinto que faço parte dessa corrente centenária que empurra a história rumo a um mundo mais justo. Por isso me decidi me filiar ao PSOL”, escreveu a ex-parlamentar.

“A esquerda brasileira é diversa — e essa diversidade é uma força. O desafio é combiná-la com a unidade necessária diante do fascismo. A partir do PSOL, estarei junto de todas e todos que enfrentam a ultra-direita e defendem o nosso povo e o nosso país”, acrescentou Manuela.

Pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada na última terça-feira (25) aponta que Manuela e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), são os favoritos a uma vaga no Senado em 2026.

No pleito do próximo ano, serão eleitos dois senadores por unidade federativa. Com isso, 54 das 81 cadeiras da Casa Legislativa estarão em disputa.

O lançamento da pré-candidatura de Manuela ao Senado está agendado para o dia 9 de dezembro.

Quem é Manuela d’Ávila

Manuela Pinto Vieira d’Ávila, de 44 anos, é jornalista e escritora. Participou do movimento estudantil e, aos 23 anos, em 2004, foi eleita a vereadora mais jovem na história de Porto Alegre.

Nas eleições de 2006, se elegeu deputada federal pela primeira vez e foi reconduzida ao cargo em 2010.

Quatro anos depois, tornou-se deputada estadual do Rio Grande do Sul, função que exerceu por um único mandato. Já em 2018, foi candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT).

Além disso, Manuela d’Ávila disputou sem sucesso a Prefeitura de Porto Alegre em três ocasiões: 2008, 2012 e 2020. Com informações do portal CNN.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Manobra do Senado pode permitir sabatina de indicado por Lula para ministro do Supremo mesmo sem mensagem presidencial
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Resumo da semana