Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Home Rio Grande do Sul Más condições de estradas dificultam o acesso de servidores ao complexo prisional de Charqueadas

Compartilhe esta notícia:

Além da preocupação com o trânsito, escoltas e emboscadas no transporte de presos, os servidores penitenciários precisam enfrentar as péssimas condições de estradas vicinais que ligam cinco unidades prisionais do complexo de Charqueadas.

Segundo o Sindppen/RS (Sindicato da Polícia Penal do Rio Grande do Sul), essas vias são de responsabilidade estatal e enfrentam sérios problemas de manutenção e conservação. “Resultado da negligência do Poder Público, a falta de manutenção contribui diretamente para acidentes pessoais e materiais, já que muitas viaturas são danificadas por buracos nas estradas, que chegam a medir dois metros de diâmetro por 50 centímetros de profundidade. Além disso, o matagal no entorno das vias tira a visibilidade dos servidores que circulam pelo local, prejudicando a segurança nas escoltas”, afirmou a entidade.

Dezenas de servidores reclamam que já tiveram seus veículos danificados quando trafegavam para o trabalho, por conta das inúmeras crateras nas vias. Quando chove, a situação se agrava.

A 9º Delegacia Penitenciária Regional solicitou patrolamento à prefeitura no trecho para facilitar a trafegabilidade. Segundo o Sindppen-RS, faz 30 anos que foram prometidas obras de urbanização e asfaltamento, e a situação atual põe em risco a vida dos servidores, presos e seus familiares que circulam pelo local.

Em novembro de 2023, na inauguração da Penitenciária Estadual de Charqueadas 2, o governador Eduardo Leite, acompanhado de uma comitiva, esteve no local. Para o evento, foi encomendado serviço de terraplanagem e espalhados cascalho e brita. Porém, passado meses, e com as chuvas torrenciais, os veículos seguem enfrentando dificuldades de transitar nessas vias. Além do transtorno, o gasto com a manutenção dos veículos oficiais traz prejuízos aos cofres públicos.

“Servidores e usuários solicitam há décadas que sejam asfaltados ou calçados os cerca de cinco quilômetros de estradas aos estabelecimentos penais, algo que não se tem alcançado resposta e nem êxito”, afirmou o Sindppen.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Polícia Rodoviária Federal apreende 65 quilos de maconha em Lajeado
Governo federal anuncia pacto de renegociação da dívida dos Estados
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde