Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 30 de dezembro de 2025
Ceias fartas, bebida, calor e gente reunida. São muitas as tentações à mesa. O resultado pode ser diverso: sensação de empanzinamento, enjoo, dor de cabeça ou na barriga, fraqueza… enfim, a maioria motivada pelo exagero. Mas como lidar com a vontade de festejar e os cuidados com a saúde? O nutricionista Juan Santana diz que o segredo é evitar o ‘tudo ou nada’. A grande disponibilidade de comida à mesa e a carga emocional dessa época são um convite à quebra da rotina, segundo ele. “Esses fatores fazem com que a gente coma mais por impulso, afinal, comida também é diversão, mas festa sobretudo é convivência, não apenas sobre comida”, pondera.
Mas se você é daqueles que pensam que a combinação de comida, bebida e falta de sono em excesso apenas durante quatro dias não fazem mal, você pode estar enganado. “O importante é o que você faz não somente nos dias 24, 25, 31 ou 1º, mas o que você faz entre 2 de janeiro e 23 de dezembro”, ressalta o nutricionista.
Da mesma opinião, compartilha a endocrinologista Vanessa Montanari. “As festas de final de ano não precisam virar sinônimo de ganho de peso. O segredo é estratégia, não restrição extrema. Não é o Natal ou o Réveillon que engordam — é o de 15/12 a 15/01”.
Ela diz que as pessoas devem priorizar proteína e fibras nas refeições antes das festas como ovos, iogurte, carnes magras e legumes. Além disso, segundo a especialista, é importante se hidratar. “Aproveite conscientemente, não automaticamente”.
No entanto, o coordenador da emergência do mesmo hospital, o cardiologista Lúcio Abreu, diz que alguns comportamentos podem ter impactos mais sérios para a saúde. “Pacientes portadores de doenças, como diabetes e hipertensão precisam ter cuidado. O aumento excessivo da glicose, pode levar a quadros preocupantes e até evoluir para terapia intensiva, como é o caso da cetoacidose diabética”, alerta.
Refrigerante zero
Para cuidar da diabetes, a endocrinologista Thatyane da Silva, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, diz que é preciso focar em moderação, movimento e monitoramento, priorizando alimentos integrais e fibras, além de beber água e caminhar após as refeições para controlar a glicemia.
Thatyane diz ser possível aproveitar as festas comendo bem com equilíbrio, sem deixar os exercícios físicos. “Se tem o falso conceito que eu vou beber muito refrigerante zero e está tudo bem e não está porque o zero contém muito sódio. Melhor investir em águas saborizadas, água com gás, com sumo de limão. Isso vai fazer bem ao paciente diabético”, explica. Com informações do portal O Dia.