Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026

Home em foco Megatempestade nos Estados Unidos: neve e gelo deixam mais de 800 mil sem energia e colocam metade do país sob ameaça

Compartilhe esta notícia:

A megatempestade de neve e gelo que avança pelos Estados Unidos já deixou mais de 950 mil consumidores sem energia elétrica, segundo balanço do PowerOutage.us na noite desse domingo. O Serviço Nacional de Meteorologia afirmou que a neve intensa e a chuva congelante ameaçam cerca de 180 milhões de pessoas, o que representa mais da metade da população do país.

No sábado (24), o Meio-Oeste dos EUA enfrentou sensação térmica de até 40°C negativos – nível em que a pele pode congelar em até dez minutos. No estado de Wisconsin, os termômetros marcaram 38°C negativos pela manhã, a temperatura mais baixa registrada na região em quase 30 anos.

As condições meteorológicas também provocaram o cancelamento de cerca de 13,4 mil voos em todo o país.

Ao classificar as tempestades como “históricas”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou declarações federais de emergência para Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.

“Continuaremos monitorando e mantendo contato com todos os estados no caminho dessa tempestade. Fiquem seguros e aquecidos”, escreveu Trump em publicação na rede Truth Social.
O Serviço Nacional de Meteorologia alertou para uma tempestade de inverno incomumente ampla e de longa duração, com previsão de grande acúmulo de gelo no Sudeste do país, onde são esperados impactos “devastadores a localmente catastróficos”.

Meteorologistas também preveem recordes de frio e sensação térmica perigosa avançando para as Grandes Planícies até esta segunda-feira (26).

Emergência

Dezessete estados e o Distrito de Colúmbia declararam emergência climática, informou o Departamento de Segurança Interna.

“Temos dezenas de milhares de pessoas nos estados afetados do Sul que perderam energia”, disse no sábado a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem. “Equipes das concessionárias estão trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível.”

No sábado, o Departamento de Energia emitiu uma ordem de emergência que autorizou o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas a acionar geração de energia de reserva em data centers e outras grandes instalações, com o objetivo de limitar apagões no estado.

Já nesse domingo, o departamento emitiu nova ordem emergencial para autorizar a operadora de rede PJM Interconnection a operar “recursos específicos” na região do meio-Atlântico, independentemente de limites impostos por leis estaduais ou licenças ambientais.

Operadores da rede elétrica também reforçaram medidas para evitar apagões rotativos. A Dominion Energy, cujas operações na Virgínia incluem o maior conjunto de data centers do mundo, afirmou que, se a previsão de gelo se confirmar, o evento pode estar entre os maiores já enfrentados pela empresa. (Com informações do g1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Macron pressiona por proibição do uso de redes sociais para menores de 15 anos na França
Conselho Federal de Medicina estuda barrar o registro médico de estudantes que tiveram maus resultados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada