Sábado, 31 de Janeiro de 2026

Home Economia Mercado imobiliário: quase 25% dos gaúchos repensam a compra de imóveis em razão das eleições

Compartilhe esta notícia:

O calendário eleitoral de 2026 já começa a influenciar o mercado imobiliário no Rio Grande do Sul, ainda que de forma mais moderada do que em outras regiões do País.

Uma pesquisa encomendada pela Loft e realizada pela Offerwise mostra que 23% dos gaúchos pretendem antecipar ou adiar a decisão de comprar um imóvel nos próximos 12 meses em função do cenário político. No Estado, 13% dos entrevistados dizem que pretendem adiar a aquisição, 10% planejam antecipar a decisão e 61% afirmam que vão manter seus planos.

Em relação ao prazo, 32% pretendem concluir a compra no primeiro semestre de 2026, enquanto 52% ainda não definiram quando devem tomar essa decisão.

No caso da locação, o impacto das eleições é limitado: 17% dos moradores do Rio Grande do Sul afirmam que pretendem antecipar a decisão de alugar um imóvel, enquanto 83% dizem que vão manter seus planos. Entre aqueles que pretendem seguir com a locação, a decisão tende a ser rápida, pois 83% afirmam que pretendem fechar o contrato ainda no primeiro semestre de 2026, indicando um mercado aquecido e menos sensível ao cenário eleitoral.

A pesquisa foi realizada entre 16 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026, com 2.400 entrevistados, em amostra representativa da população com 18 anos ou mais.

Cenário nacional

No Brasil, o impacto das eleições sobre o mercado imobiliário é mais amplo. De acordo com o levantamento, um em cada três brasileiros afirma que deve antecipar ou adiar a decisão de alugar ou comprar um imóvel em função do cenário político. Trinta e cinco por cento dizem que pretendem antecipar ou adiar a compra, enquanto 34% afirmam o mesmo em relação à locação.
Na compra de imóveis, 55% dizem que vão seguir com a decisão, enquanto 18% afirmam que pretendem antecipar e 17% adiar a aquisição por causa das eleições presidenciais.

O adiamento da compra é mais frequente entre pessoas com mais de 55 anos (23%) e entre moradores da Região Sul (25%). Já a antecipação aparece com maior intensidade entre jovens de 18 a 24 anos (26%) e entre os entrevistados da classe A (28%).

A cautela também se reflete no prazo para fechar negócio. No País, apenas 39% afirmam que pretendem comprar um imóvel no primeiro semestre de 2026, enquanto 27% dizem que não planejam fazer isso nesse período e 34% ainda não sabem.

A indecisão é maior entre as classes C, D e E,  nas quais mais de 40% dizem não ter uma decisão tomada. Regionalmente, Centro-Oeste e Sul concentram os maiores percentuais de incerteza.

Na locação, 56% dos brasileiros afirmam que vão manter seus planos, enquanto 19% pretendem antecipar e 15% dizem que devem adiar a decisão. A antecipação é mais comum entre jovens de 18 a 24 anos (24%) e na classe A, onde 47% afirmam que devem se adiantar diante das incertezas eleitorais. Já o adiamento aparece com mais força no Sul, uma vez que 31% dizem pretender postergar a decisão de alugar.

Mesmo com esse cenário de cautela, 51% dos entrevistados no Brasil intencionam fechar um contrato de aluguel ainda no primeiro semestre de 2026. Entre os moradores do Sul, esse percentual chega a 62%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Calor intenso tem impacto direto nas vendas de eletrodomésticos em Porto Alegre
Incêndio atinge edifício de 22 andares no Centro de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias