Segunda-feira, 12 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 12 de maio de 2025
Um meteoro foi visto cruzando o céu da região de Santa Maria, no Centro do Rio Grande do Sul, neste domingo (11), Dia das Mães. De acordo com o Observatório Espacial Heller & Jung, o meteoro foi denominado “phi Ophiuchids” e considerado o “Meteoro do Dia das Mães”.
O corpo celeste “entrou na atmosfera a uma altitude de 102,7 km e se extinguiu sobre a região de Santa Maria a 55,2 km. Teve uma magnitude de -2 e uma duração de 1,2 segundo”, informou o diretor do observatório, Carlos Fernando Jung.
Ainda segundo Jung, o fenômeno não é raro, mas pertence a uma chuva de meteoros descoberta pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) por meio de pesquisas. O pico aconteceu no domingo.
Jung também explicou que há registros de meteoros todos os dias, durante 24 horas, mas que 99% dos corpos celestes são de baixa magnitude (brilho e tamanho). Já o “Meteoro do Dia das Mães” foi especial por apresentar magnitude maior do que a média.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
No Ar: Pampa Na Tarde