Terça-feira, 16 de Julho de 2024

Home Rio Grande do Sul Metroplan disponibiliza mais de 150 novos horários para transporte público metropolitano por corredor humanitário

Compartilhe esta notícia:

A partir desta quinta-feira (16), a Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional), vinculada à Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano), passa a disponibilizar mais de 150 novos horários no transporte intermunicipal, com destino a Porto Alegre, pelo corredor humanitário.

A operação emergencial contempla, de forma direta, as cidades de Guaíba, Gravataí, Cachoeirinha e Canoas, e vem sendo realizada em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital e a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).

A disponibilização dos novos horários tem como objetivo melhorar a qualidade do deslocamento dos moradores residentes da Região Metropolitana até Porto Alegre, reduzindo o tempo das viagens. Antes da operação, muitos deslocamentos estavam ocorrendo pelos municípios de Viamão e Alvorada. Em Gravataí, o acesso vinha sendo realizado apenas pela RS-118, levando em torno de quatro a cinco horas, trajeto que será reduzido a mais da metade a partir de agora.

“O corredor humanitário nos possibilitou a criação dessa alternativa diante do cenário emergencial que estamos vivenciando. Planejamos conjuntamente a operação, com todo o cuidado necessário para não extrapolar a capacidade do corredor. Por meio dessa parceria com o secretário da SMMU, Adão Castro, e auxílio da EPTC, viabilizamos esses novos trajetos que contemplarão em torno de 50 mil usuários”, esclareceu o diretor-superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe.

A ampliação de horários via corredor humanitário foi distribuída da seguinte forma entre os municípios:

Gravataí – 30 horários de ida e 31 de volta, pela empresa Sogil;
Cachoerinha – 68 horários de ida e 68 de volta, pela empresa Transcal;
Canoas – 46 horários de ida e 46 de volta, também pela Transcal;
Guaíba, com nove horários de ida e nove de volta, pela Expresso Rio Guaíba.
Ao todo, são 153 novos horários de ida e 154 de volta. No momento, esses novos horários estão disponíveis de segunda a sexta-feira, e serão ampliados progressivamente, de acordo com as condições das vias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Instituto Unicred entrega doações para auxiliar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
Documentos molhados de museu do Rio Grande do Sul são preservados em frigorífico
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa