Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025

Home Mundo México critica envio de ônibus de migrantes à casa da vice-presidente dos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, classificou nesta terça-feira (27) como “desumano” o fato de, em pleno Natal, o governo do Texas ter enviado um ônibus com migrantes à residência oficial da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris. As autoridades do Texas não confirmaram o envolvimento na ação.

“É uma atitude muito desumana porque estamos falando de um tempo de baixas temperaturas. Então, por causa de sua fobia de migrantes, sua xenofobia, e por causa de seus interesses políticos, eles se atrevem a usar a dor, a necessidade do povo”, disse o presidente mexicano durante sua entrevista coletiva matinal no Palácio Nacional.

Na madrugada do dia 25, três ônibus com migrantes chegaram a Washington, um deles em frente à residência oficial da vice-presidente americana. Na data, fazia -10 °C na capital dos EUA.

Segundo voluntários que acolheram os migrantes e forneceram cobertores, tratava-se de cerca de 130 pessoas vindas da América Central e do Sul. Apesar das temperaturas negativas, a maioria vestia roupas leves – alguns de bermudas e chinelos. Eles foram levados ao abrigo de uma igreja.

Os ônibus teriam sido fretados pelo governador republicano do Texas, Greg Abbott, que, desde abril, enviou dezenas de ônibus com migrantes para estados governados por democratas como forma de protesto contra a política de imigração do presidente americano, Joe Biden. O gesto é amplamente criticado por organizações de direitos humanos.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, e o governador do Arizona, Doug Ducey, também transportaram migrantes para cidades administradas por democratas. O objetivo é forçar o governo Biden a intensificar os controles de imigração na fronteira dos EUA com o México.

Tempestade Elliot

Obrador criticou a ação, sobretudo pelas condições climáticas nos EUA, onde, em meio àtempestade de inverno Elliot, foi registrado o Natal mais frio dos últimos 40 anos, com temperaturas que chegaram a -50 °C . O evento climático histórico varreu o país de Norte a Sul e de Oeste e Leste e deixou ao menos 50 mortos.

O presidente mexicano também disse que durante a cúpula trilateral da América do Norte em janeiro, quando Biden visitará o México, aproveitará para repensar o plano de implementar programas nos países centro-americanos para combater a migração que afeta o norte do continente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Alexandre de Moraes suspende trechos da Lei de Improbidade Administrativa
Cientistas descobrem dois novos minerais em meteorito de 15 toneladas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News