Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 25 de dezembro de 2025
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro divulgou na noite de Natal um discurso em vídeo no qual abordou a necessidade de renovação e citou “traições, ainda que venham das pessoas mais próximas”.
O pronunciamento foi apresentado em formato semelhante ao rito oficial de fim de ano do presidente da República e ocorreu no mesmo horário da mensagem natalina do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Enquanto o discurso de Lula foi transmitido com a chamada tradicional da Rede Nacional de Rádio e Televisão, Michelle utilizou uma adaptação simbólica ao afirmar que se formava uma “rede nacional de pessoas de bem”. A coincidência de horário evidenciou o contraste entre as mensagens e reforçou o caráter político do pronunciamento da ex-primeira-dama.
A fala de Michelle Bolsonaro teve forte teor religioso, com alusões ao nascimento de Jesus em um contexto de rejeição, frieza e “maldade de algumas pessoas”. A ex-primeira-dama citou a necessidade de “nascer de novo” e de renovar sonhos, associando a mensagem ao período natalino e ao ano que se aproxima.
O vídeo também trouxe imagens de pessoas com deficiência, área que marcou a atuação de Michelle durante o governo Bolsonaro, além de registros de manifestantes bolsonaristas.
Jair Bolsonaro aparece de forma pontual, ao lado da esposa em uma cena inicial, em um quadro assinado pelo artista Romero Britto e em imagens no hospital, descritas por Michelle como momentos de provação.
Ao final do discurso, Michelle Bolsonaro destacou que o próximo ano será “muito importante para o país e principalmente para o futuro das nossas famílias”, em referência ao ciclo eleitoral. Ela pediu que apoiadores não se deixem abater por “maldades” e reforçou a ideia de perseverança apesar das decepções e traições.
No vídeo, a ex-primeira-dama não mencionou diretamente seus enteados, incluindo o senador Flávio Bolsonaro. No entanto, na manhã seguinte ao pronunciamento, Flávio leu uma carta assinada por Jair Bolsonaro, que está internado para a realização de uma cirurgia de hérnia inguinal, na qual o ex-presidente confirma a indicação do filho como pré-candidato à Presidência da República em 2026.
O procedimento foi pedido pela defesa e autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na terça-feira (22). A operação durou cerca de 3h30.
Segundo a equipe médica, o procedimento transcorreu dentro do previsto e sem intercorrência. O ex-presidente já está no quarto.
“Procedimento cirúrgico realizado hoje transcorreu de acordo com o previsto, que foi uma hernia inguinal bilateral dos dois lados, então o presidente tinha uma hérnia do tipo mista, direta e indireta e foi corrigida”, explicou o médico cirurgião Cláudio Birolini em entrevista a jornalistas. “Foi feita um reforço da parede abdominal e foi colocada uma tela de material plástico”, completou.