Domingo, 08 de Junho de 2025

Home Variedades Minissérie sobre Chitãozinho e Xororó destaca a trajetória da dupla sertaneja antes do sucesso nacional

Compartilhe esta notícia:

Com oito episódios de 45 minutos e direção de Hugo Prata, a minissérie “As Aventuras de José e Durval” – que recém estreou na plataforma Globoplay – conta a trajetória de um dos mais populares artistas brasileiros ao longo das últimas décadas: a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

No foco da produção está o período de 1968 a 1990, antes do estouro nacional. Muitas das cenas são ficcionais.

Os cantores são interpretados, respectivamente, pelos irmãos Felipe e Rodrigo, de 30 e 31 anos. “O diretor utilizou o que eu e Rodrigo poderíamos entregar de nossa própria história, de nossa intimidade, brigas, confortos e consolos”, conta Felipe. “Quando a gente leva isso para a tela, é possível enxergar também a irmandade entre Chitãozinho e Xororó.”

A minissérie mostra, ainda, que o diretor conseguiu extrair esse companheirismo também dos atores-mirins Pedro Tirolli e Pedro Lucas, que interpretam Chitão e Xororó nos três primeiros episódios, como os adolescentes que sonhavam em cantar. A cena em que eles descobrem o violão elétrico e as possibilidades do instrumento é de pura emoção.

Rodrigo e Felipe, a princípio, não tiveram (a pedido de do diretor) contato com a dupla real. Na avaliação dos atores, isso proporcionou maior liberdade para criar.

Para Rodrigo, o mais difícil foi aprender violão ou pelo menos parecer o mais realista possível no manuseio do instrumento. “Quando eu estava cansado de treinar, o Felipe dizia ‘vamos!’”, conta Rodrigo. Ele também precisou cantar em uma cena, quando Chitão quer impressionar a moça que trabalha em um cabaré. Já Felipe apenas dubla a voz aguda e particular de Xororó.

Apesar do processo intenso, os dois atores relatam ter se divertido muito em cena, enquanto embarcaram nas aventuras propostas pelos roteiristas. “É como se abríssemos um livro e pudéssemos criar em cima da história proposta e não das personalidades”, diz Felipe. “É um programa para assistir em família”, emenda Rodrigo.

De acordo com a Globoplay, conteúdo não falta para uma segunda temporada. Mas ainda não há planos de uma continuação.

Comparação

De acordo com avaliações de especialistas, os episódios levam a uma inevitável comparação com o filme “Dois Filhos de Francisco” (2005), de Breno Silveira e que contar a vida de outra dupla do gênero: Zezé di Camargo & Luciano. As histórias se assemelham: guris pobres, do Interior e que, incentivados pelos pais, tornam-se astros.

Em “As Aventuras de José e Durval” também há o destaque às origens dos personagens que protagonizam a história. Se por um lado há histórias muito tristes a serem contadas, por outro, a empatia com os personagens deixa tudo leve e bastante fluido.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Faustão e filhos choram em último programa do apresentador na Band
Termina o Festival de Cinema de Gramado
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde