Sábado, 07 de Setembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 24 de setembro de 2022
A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de um “filtro” temático usado em redes sociais que permitia que a identidade visual da campanha de Ciro Gomes (PDT) fosse usada para manifestar apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República.
A ministra atendeu a um pedido da campanha de Ciro Gomes.
Nas redes sociais, a frase do filtro “Prefiro Ciro 12” foi substituída por “Prefiro Lula 13”. Os filtros são usados por usuários em redes sociais para simular temas.
No pedido, a campanha de Ciro afirmou que perfis das redes sociais se apropriaram “ilegalmente das cores, identidade gráfica e slogan da campanha para criar artificialmente ‘estados mentais capazes de confundir o eleitorado brasileiro’”.
Para Maria Claudia, “a apropriação e reprodução da identidade visual desenvolvida por uma campanha, em favor de outra, pode gerar dúvidas no eleitorado e servir como mais um elemento na construção de narrativa inverídica de apoiamento de um candidato ao outro”.
“Entretanto, não há “nenhum indicativo” que a criação do filtro tenha sido patrocinada pela campanha de Lula. Tudo leva a crer que se tratou de movimento espontâneo e orgânico, próprio das redes sociais, mas, ainda assim, capaz de fomentar e alimentar uma narrativa desinformativa, a atrair a profilática atuação desta corte”, disse a ministra.
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