Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025

Home Política Ministro André Mendonça vota para validar repactuação de acordos de leniência da Lava-Jato, mas Flávio Dino pede vista

Compartilhe esta notícia:

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (15) para homologar a repactuação das dívidas dos acordos de leniência de empresas investigadas na Operação Lava-Jato. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Flávio Dino e não tem data para ser retomado.

O regimento interno do STF prevê que o ministro que pede vista precisa devolver o processo para julgamento em até 90 dias ou o caso é liberado automaticamente para ser incluído novamente na pauta. A votação ocorre no plenário virtual.

O governo concordou em conceder descontos de até 50% sobre o saldo dos acordos. Com isso, a União deve abrir mão de até R$ 6 bilhões, em valores atualizados.

A repactuação foi negociada com as empresas Engevix, Andrade Gutierrez, UTC Participações, Mover Participações (antiga Camargo Corrêa), Braskem, Novonor (antiga Odebrech) e Metha (antiga OAS).

O STF também vai usar o julgamento para definir critérios para a negociação dos acordos de leniência.

As empresas pediram a renegociação dos acordos alegando perda da capacidade financeira. Elas sustentam que os valores foram arbitrados considerando um faturamento que já não é mais realidade no setor das grandes construções.

Entre as concessões feitas pelo governo estão a possibilidade de as empresas quitarem parcelas futuras por meio de prejuízo fiscal, a isenção da multa moratória de 2% sobre as parcelas vencidas, a flexibilização do cronograma de pagamento e a substituição do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como indexador do saldo devedor das empresas até 31/05/2024. A Selic permanecerá como indexador após a celebração dos termos aditivos.

(Com O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Porto Alegre mantém atendimento em 15 unidades de saúde neste fim de semana
Supremo marca as datas do julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News