Terça-feira, 26 de Agosto de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 26 de agosto de 2025
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, fez uma publicação em português na rede social X, nesta terça-feira (26), chamando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “antissemita declarado e apoiador do Hamas”, ao referir-se à saída do Brasil da IHRA (Aliança Internacional Para a Memória do Holocausto), ocorrida no fim de julho.
“Agora, ele revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e apoiador do Hamas ao retirar o Brasil da IHRA – o organismo internacional criado para combater o antissemitismo e o ódio contra Israel –, colocando o país ao lado de regimes como o Irã, que nega abertamente o Holocausto e ameaça destruir o Estado de Israel”, escreveu Katz.
O ministro ainda associou Lula ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, colocando na postagem uma imagem gerada por inteligência artificial, na qual o brasileiro aparece como um fantoche controlado por Khamenei.
Na segunda-feira (25), o governo israelense retirou a indicação do diplomata Gali Dagan para o cargo de embaixador de Israel no Brasil. O nome havia sido indicado em janeiro, mas o Palácio do Planalto não havia sinalizado disposição em autorizá-lo.
No Ar: Pampa Na Tarde