Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 4 de maio de 2025
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu nesse domingo (4) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. O encontro aconteceu durante a Global Milken Conference, em Los Angeles, Califórnia. Foi o primeiro encontro presencial entre autoridades do alto escalão dos dois países desde que Donald Trump tomou posse, em 20 de janeiro.
Os dois conversaram sobre as tarifas de 10% impostas pelos EUA ao Brasil e outros países deveria permear a conversa.
“Houve uma demonstração importante de abertura ao diálogo. O mais importante neste momento é que estamos em uma mesa negociando os termos de um entendimento. A postura do secretário foi bastante frutífera e demonstrou abertura para o diálogo bastante importante”, afirmou.
Haddad ressaltou que a América do Sul – e não apenas o Brasil – tem déficit comercial com os Estados Unidos. Ou seja, importa mais que vende.
“Tratamos da questão das tarifas, uma vez que a região, falando especificamente da América do Sul, é deficitária em relação aos Estados Unidos, não faz muito sentido manter a tarifação não apenas sobre o Brasil, mas em nome da região como um todo.”
Viagem
Haddad desembarcou no sábado (3) nos Estados Unidos. A viagem tem como objetivo apresentar o novo plano nacional de data centers e fortalecer a atração de investimentos em tecnologia no Brasil.
Na agenda, Haddad participa de conferência do Milken Institute e terá reuniões com líderes do setor de tecnologia. O ministro também vai apresentar a estratégia brasileira para inovação e expansão da infraestrutura digital em encontros com empresários no Vale do Silício.
Nesta segunda-feira (5), em Los Angeles, o ministro da Fazenda se reunirá com a diretora-financeira (CFO) do Google, Ruth Porat. No mesmo dia, o ministro viajará para San José, próximo a São Francisco, onde se reunirá com o presidente-executivo da Nvdia, Jensen Huang.
Na terça-feira (6), Haddad participará de um café da manhã com empresários e investidores brasileiros e estrangeiros, organizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil). Em seguida, terá reunião bilateral com executivos da Amazon.
Na terça à noite, o ministro da Fazenda embarca para o México. A viagem se encerra na quarta-feira (7), com um café da manhã com brasileiros que trabalham em empresas mexicanas ou em multinacionais brasileiras no México. Na mesma manhã, Haddad terá uma reunião com Edgar Zamorra, secretário do Tesouro e Crédito Público mexicano. Segundo o Ministério da Fazenda, a viagem ao México concentra-se no aprofundamento das relações bilaterais. As informações são do jornal O Globo e da Agência Brasil.
No Ar: Pampa Na Madrugada