Sexta-feira, 17 de Maio de 2024

Home em foco Ministro da Saúde diz que prioridade é “estruturar rede de laboratório” contra varíola do macaco

Compartilhe esta notícia:

O Brasil priorizará a estruturação da rede diagnósticos da varíola do macaco. A informação foi dada pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante evento em São Paulo sobre vacinação infantil contra poliomielite.

“A prioridade agora é estruturar rede de laboratórios, fazer isolamento e a comunicação eficiente com a sociedade para que cada um saiba as formas de contágio, sobretudo, na fase em que não tem as crostas nas bolhas que esse tipo de enfermidade causa”, disse Queiroga. Ele afirmou ainda que não se pode cometer os “mesmos erros do passado” ao discriminar pessoas que se contagiam.

O ministro disse ainda que sua Pasta tem trabalhado nesse tema desde maio, antes de a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecer como emergência global.

“Logo no princípio, o Brasil preparou quatro dos grandes laboratórios para que esse diagnóstico pudesse ser realizado com precisão. Já ampliamos em 100%, os casos que felizmente não tem tanta gravidade assim devem ser isolados, e, assim que esses indivíduos não contagiam mais, podem retornar ao convívio na sociedade”, disse ele.

Em relação aos imunizantes, Queiroga disse que não há uma vacina específica para combater a doença. “As que estão se usando é a da varíola, Sanofi é uma das que produz, mas não tem escala. O número de vacinas é muito restrito. Trabalhamos com os demais países para conseguir essas vacinas”, informou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Veja quais os bancos devem oferecer empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
Saiba como evitar a formação de gordura intramuscular, que é prejudicial ao coração
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias