Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026

Home em foco Ministro de Lula dá pito no PT e monta estratégia para rebater crítica à idade do presidente

Compartilhe esta notícia:

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, mandou o seguinte recado para dirigentes do PT e aliados do governo: nada de editar fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer com que ele pareça mais novo do que é. Lula tem 80 anos e completará 81 justamente em outubro, mês da eleição.

A cúpula do governo e o PT vão enfrentar a questão do etarismo na campanha do presidente usando não só o argumento do vigor físico como o da “experiência” para encarar situações difíceis. Um exemplo que entrará com destaque nas propagandas do candidato ao quarto mandato será a negociação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para cortar o tarifaço sobre os produtos brasileiros.

Sidônio completou um ano à frente da Secom e, neste período, conseguiu fazer com que a popularidade de Lula melhorasse. Mas ele não gostou nada do fato de petistas terem compartilhado nas redes sociais, nos últimos dias, fotos modificadas por inteligência artificial do presidente exibindo um corpo atlético, musculoso, na Restinga de Marambaia (RJ).

O marqueteiro chegou a dizer a interlocutores que Lula não precisa disso. O uso de Inteligência Artificial (IA), nesse caso, foi considerado no Palácio do Planalto como um tiro no pé.

As imagens verdadeiras foram exibidas pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, em seu perfil no Instagram. Lula e Janja passaram o Réveillon na praia.

De qualquer forma, a comunicação do governo já começou a explorar a boa forma do presidente para a sua idade. O petista faz exercícios físicos diários não é de hoje e sempre aparece correndo ao subir a rampa que liga o segundo ao terceiro andar do Planalto. As postagens associam a corrida de Lula à mensagem de que a economia do Brasil está decolando.

The Economist

No final de dezembro, a revista britânica The Economist publicou um editorial onde defende que Lula não dispute a reeleição em 2026 por conta da sua idade, que completou 80 anos em outubro, como fator decisivo. “Lula tem 80 anos. Apesar de todo o seu talento político, é simplesmente arriscado demais para o Brasil ter alguém tão idoso servindo mais quatro anos no cargo máximo. Carisma não é escudo contra o declínio cognitivo”.

“O verdadeiro risco que a reeleição do presidente Lula representa para a The Economist nunca foi a idade de um líder cheio de vitalidade e que cuida muito bem da saúde. O que eles temem é a continuação de um governo que retomou o crescimento do Brasil e não tem medo de enfrentar a injustiça tributária e social”, rebateu na época a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Fora de casa, o Inter perde de virada para o Ypiranga no Gauchão
Lula vê sua avaliação piorar nos maiores estados e entra em cena para tentar viabilizar palanques
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada