Domingo, 28 de Dezembro de 2025

Home em foco Ministro do Supremo Luís Carlos Barroso deixa a UTI, mas segue internado em hospital de Brasília

Compartilhe esta notícia:

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou nesta quinta-feira (9) a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, onde havia sido internado em decorrência de uma cirurgia de emergência provocada por uma obstrução intestinal. Segundo nota divulgada pelo Supremo, sua recuperação segue dentro do esperado e não há previsão de alta.

No final de fevereiro, o ministro realizou uma cirurgia para o fechamento de uma hérnia incisional. Depois do procedimento, chegou a participar de uma sessão plenária por videoconferência, em 1º de março, mas logo depois precisou ser operado mais duas vezes devido a três episódios de obstrução intestinal.

O STF divulgou uma nota sobre o estado de saúde do ministro. Leia a íntegra abaixo:

“O ministro Luís Roberto Barroso foi internado no fim de fevereiro para fechamento de uma hérnia incisional, fruto de uma cirurgia anterior. Chegou a participar por vídeo da sessão do STF de 1º de março.

Infelizmente, na sequência, teve dois episódios de obstrução intestinal que exigiram dois novos procedimentos. Cuidam dele os médicos Cassio Gontijo, do Sírio Libanês de Brasília, e Fabio Ferreira, que veio especialmente de São Paulo para a terceira cirurgia.

A recuperação do ministro segue dentro do esperado.”

Atualmente, Barroso é vice-presidente do STF, e deve ocupar a presidência da Corte a partir outubro deste ano, quando a atual presidente, ministra Rosa Weber, atinge a idade de aposentadoria compulsória.

Nascido no Rio de Janeiro e advogado de carreira, o ministro foi indicado para o Supremo pela presidente Dilma Rousseff, em 2013. Ele é também professor titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), mesma instituição pela qual se formou doutor em direito público

Bariátrica

O STF também informou a situação do ministro Kassio Nunes Marques, que segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após ter passado por cirurgia intestinal em 16 de fevereiro como revisão de um procedimento bariátrico feito em 2012.

“O motivo da internação prolongada inicialmente foi para garantir que o intestino voltasse a funcionar normalmente, o que já aconteceu. A data da saída do hospital, porém, ainda depende de alta da equipe médica”, disse o STF em outro comunicado.

Nunes Marques segue se recuperando bem e participou de sessão plenária na quarta-feira via videoconferência, por onde apresentou voto durante um julgamento, disse nota da Corte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Comissão do Senado vai apurar se joias foram presente ou propina
Governo Lula oferece cargos de segundo escalão para barrar CPI sobre atos extremistas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Saúde