Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025

Home Política Ministro do Supremo Luís Roberto Barroso ouviu apelo de três ministros do Tribunal para não antecipar sua saída

Compartilhe esta notícia:

Antes de anunciar a sua aposentadoria nessa quinta-feira (9), o ministro Luís Roberto Barroso ouviu o apelo de três colegas da Corte para não antecipar a sua saída da Corte. Aos 67 anos de idade, Barroso poderia ficar no Supremo até 2033, quando completa 75 anos e precisaria se aposentar compulsoriamente.

Segundo relatos obtidos pela equipe da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, pelo menos três ministros do Supremo fizeram apelo a Barroso ao longo das últimas semanas para convencê-lo a não antecipar a saída: o presidente da Corte, Edson Fachin, e os ministros Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

Nessas conversas reservadas, Barroso costumava dizer que estava com a missão e um ciclo encerrados e que pretendia dedicar mais tempo à família e à vida acadêmica.

“Por 12 anos e pouco mais de três meses, ocupei o cargo deste Supremo Tribunal Federal, tendo sido presidente nos últimos dois anos. Foram tempos de imensa dedicação. A vida me proporcionou a bênção de servir ao país, sem ter qualquer interesse que não fosse fazer o que é certo, justo e legítimo”, disse Barroso ao anunciar a aposentadoria, ao final da sessão plenária dessa quinta.

“Ao longo desse período enfrentei e superei com discrição dificuldades e perdas pessoais. Nada disso me afastou da missão que havia assumido perante o país e minha consciência de dar o melhor de mim na prestação da Justiça. Sinto que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos. Mas não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais dessa vida.”

A saída antecipada de Barroso já havia sido comentada por Fachin na última segunda (6), em encontro reservado com integrantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “É uma pena para o Judiciário”, afirmou Fachin na ocasião, ao comentar a possibilidade do antecessor antecipar a saída.

O ministro havia sinalizado a seus auxiliares do STF que ficaria no cargo pelo menos até o início do ano que vem, mas suas recentes declarações públicas aumentaram as especulações no Supremo de que seus planos podem ser antecipados.

Na última segunda, em um evento em Salvador (BA), ao participar do XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, Barroso afirmou que “a vida é feita de muitos ciclos. A gente deve saber a hora de entrar e a hora de sair”.

Os planos de Barroso para as próximas semanas incluem uma viagem a Europa, onde participará de um retiro espiritual organizado pelo Brahma Kumaris, grupo fundado na Índia em 1937 que se dedica à “transformação pessoal e à renovação mundial”.

“A especulação passou a ser pior do que o fato. Eu achei que agora o momento está tranquilo, o país está institucionalmente muito bem”, disse o ministro, ao explicar por que anunciou a saída agora, antes do retiro. (Com informações da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Conheça os planos do ministro do Supremo Luís Roberto Barroso para o seu futuro longe do Tribunal
Veja quem são os próximos ministros do Supremo a se aposentar por idade
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News