Terça-feira, 23 de Dezembro de 2025

Home Política Ministro Gilmar Mendes diz ter “absoluta confiança” em Alexandre de Moraes em caso do Banco Master

Compartilhe esta notícia:

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes afirmou, nesta segunda-feira (22), que tem “absoluta confiança” no ministro Alexandre de Moraes ao comentar o caso que envolve suspeita de atuação do magistrado em favor do Banco Master.

Segundo Gilmar, a intervenção do Banco Central (BC) e as prisões realizadas no curso da investigação reforçam que o sistema de controle funcionou. O Banco Master foi liquidado pelo BC em 18 de novembro, no contexto de um inquérito que apura fraudes bilionárias no mercado de crédito.

“Eu tenho absoluta confiança em relação ao ministro Alexandre de Moraes. E não vejo nenhum problema. O Banco Master é um sinal de que as instituições estão funcionando. O Banco Central fez a intervenção. Houve a investigação, prisão das pessoas. Portanto, a mim parece que é um sinal de que as instituições estão funcionando”, afirmou o decano.

O tema ganhou força após a revelação de que Moraes procurou o presidente do BC, Gabriel Galípolo, para tratar do caso do Master. A informação foi publicada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Até o momento, nem Galípolo, nem Moraes negaram oficialmente a existência das conversas.

Questionado também sobre a viagem do ministro Dias Toffoli ao Peru, em voo com o advogado Augusto de Arruda Botelho — que integra a defesa de um ex-diretor do Banco Master —, Gilmar minimizou as críticas e disse não ver irregularidade.

“Eu, em si mesmo, não vejo (problema). Nada… Duvido que esse advogado tenha falado alguma coisa que não tenha sido sobre futebol.”

O episódio ganhou contornos ainda mais sensíveis porque Dias Toffoli é o relator do caso no Supremo Tribunal Federal. O ministro avocou o processo para a Corte e decretou sigilo total do inquérito dias após a viagem com o advogado Augusto de Arruda Botelho.

(Com O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Flávio e Eduardo Bolsonaro participarão de evento contra antissemitismo com o primeiro-ministro de Israel
Um dia após cassar mandatos, Câmara cancela os passaportes diplomáticos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem; medida se estende às esposas e filhas de ambos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada