Sábado, 18 de Outubro de 2025

Home Política Ministro Luiz Fux fala em “ataques gratuitos” e nega que o Supremo invada “esfera dos demais poderes”

Compartilhe esta notícia:

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira (18) que a corte é alvo de “ataques gratuitos” por supostamente estar “invadindo a esfera dos demais poderes”.

Fux apontou que o Supremo só se manifesta quando é provocando, ou seja, quando alguém entra com uma ação para que o tribunal decida sobre o tema. Mas que “fake news” estão levando à “falsa impressão” de que a Corte atua de forma política.

Ele deu a declaração durante o lançamento de um plano de combate à desinformação durante as eleições, numa parceria entre o STF, o TSE (Tribunal Superior Eleitora) e entidades da sociedade civil.

A declaração ocorreu um dia após o presidente Jair Bolsonaro apresentar ao STF uma notícia-crime contra o ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro acusa Moraes de abuso de autoridade dentro do chamado inquérito das “fake news”, no qual o presidente é investigado.

No discurso, Fux falava sobre a importância de se divulgar a informação de que a corte só age quando provocada. “Para que não surjam esses ataques gratuitos ao Supremo, como se o Supremo se intrometesse em todas as questões do país. Para nós agirmos, temos que ser provocados. E a judicialização da política nada mais é do que os políticos provocando a judicialização”, afirmou Fux, ao lado dos ministros do STF Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministro Dias Toffoli nega prosseguimento de ação de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes
Porto Alegre terá ações em alusão ao Dia Mundial da Hipertensão Arterial
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias