Sábado, 24 de Maio de 2025

Home Mundo Ministros de Alemanha e Suécia criticam ameaça de Trump de elevar tarifas sobre a União Europeia para 50%

Compartilhe esta notícia:

Ministros da Alemanha e da Suécia criticaram na manhã desta sexta-feira (23), a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de elevar tarifas sobre a União Europeia (UE) para 50%.

Um porta-voz oficial afirmou ao Wall Street Journal que o bloco não comentará as ameaças antes da ligação entre o representante comercial americano (USTR), Jamieson Greer, e o comissário do Comércio europeu, Maros Sefcovic.

Em publicação no X, a ministra das Finanças da Suécia, Elisabeth Svantesson, acusou Trump de escalar as tensões comerciais em nível “não razoável e que pode prejudicar” ambas as economias.

“Precisamos de mais comércio livre, não menos”, escreveu. “Ao mesmo tempo, temos que acelerar esforços para tornar a Suécia mais atrativa para investimentos, mesmo em situação incerta como essa.”

Já o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, afirmou que as tarifas “não ajudam ninguém” e levam a mais “sofrimento nos mercados”, em comentários a repórteres em Berlim, segundo veículos da mídia internacional.

Wadephul disse que continuará a apoiar as negociações com Washington, mas sinalizou busca por outros acordos.

A ameaça de Trump aconteceu nesta manhã, por meio de publicação na Truth Social, horas antes da ligação agendada entre Greer e Sefcovic.

Um diplomata europeu disse ao WSJ que é difícil saber o que ela significa e se o presidente americano de fato pretende aplicar as tarifas, ou somente pressionar o progresso das negociações com a UE. (Com O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

China critica decisão dos Estados Unidos de banir estudantes estrangeiros de Harvard
Governo federal divulga lista com três marcas de café impróprio para consumo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias