Domingo, 23 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 23 de novembro de 2025
Cerca de 650 pessoas participaram, na tarde de sábado (22), de uma celebração marcada pela fé e pela união comunitária no pedestal do Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari.
Integrantes dos Cursilhos de Cristandade de diversas paróquias da Diocese de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, se reuniram no pedestal da estátua de 43,5 metros de altura para a tradicional ultreia, momento de saudação, encorajamento e renovação do compromisso cristão.
A missa foi celebrada pelo padre Genoir Pieta, de Encantado, e pelo padre Rogério Kunrath, natural de Arroio do Meio e atualmente em missão na Paróquia São Cristóvão, em Lajeado.
Cursilhistas de Encantado e de vários municípios estiveram presentes, entre eles grupos de Vale do Sol, Venâncio Aires, Lajeado, Santa Clara, Arvorezinha, Anta Gorda e outras cidades que enviaram seus integrantes para o encontro diocesano.
Para os fiéis, a celebração aos pés do Cristo Protetor representou um momento profundo de espiritualidade. O casal Erison Silva Pereira, 35 anos, e Gabriele Pereira, 34, veio do município de Vera Cruz e participou pela primeira vez de uma ultreia em Encantado. Erison contou ter ficado impressionado com a grandeza do monumento e com a sensação de paz que o santuário transmite. A sua esposa destacou que levará da celebração a missão de fortalecer ainda mais a união familiar diante de Deus.
Natural de Encantado, Rosane Bagatini também viveu sua primeira experiência na assembleia diocesana. Acompanhada da filha Marília, ela destacou que as atividades do cursilho fazem bem para a vida espiritual e para a convivência familiar. Segundo Rosane, ‘’a missa foi bem organizada e trouxe um sentido renovado de pertença e gratidão’’, disse.
Com cânticos, oração e partilha, a ultreia deste ano reafirmou o papel do Cursilho de Cristandade como espaço de evangelização e comunhão, reunindo famílias e comunidades em torno da fé católica no Cristo Protetor de Encantado.